Em dia de greve geral, metrô volta a funcionar no fim da tarde

Esquema divulgado pela CBTU aponta que os trens circulam entre 16h e 20h, horário de pico

Metrô do Recife Metrô do Recife  - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Conforme divulgado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Metrô do Recife volta a funcionar às 16h desta sexta-feira (14), dia da greve geral convocada em todo o País com atos contra a reforma da Previdência e o contingenciamento na verba das instituições federais. 

As linhas Sul e Centro do Metrô do Recife funcionarão nesta sexta-feira das 16h às 20h, horário de pico do sistema, após terem circulado somente entre 5h e 9h. A linha Diesel, por sua vez, não terá operação. Segundo a CBTU, a decisão foi tomada para minimizar os transtornos aos passageiros em razão da adesão dos metroviários à paralisação.

Leia também:
Rodoviários fecham garagens e deixam ruas com frota reduzida
Manifestantes bloqueiam cruzamento no Centro do Recife; veja fotos


Ônibus
Com a paralisação dos metroviários, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de linhas de ônibus para os usuários das linhas Sul e Centro do Metrô.

Segundo o órgão, haverá um reforço nas linhas de ônibus em direção ao Centro do Recife com os ônibus da 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita). Além destas, a 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. Já a linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.

Aqueles que utilizam a Linha Centro, a partir de Camaragibe, poderão contar com um reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby. Já para quem usa a Linha Centro do metrô, com origem em Jaboatão dos Guararapes, poderá contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife.

Ainda serão ativadas as linhas especiais que farão a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda. Esta operação especial considera o posicionamento do Sindicato dos Rodoviários de não participar da paralisação geral prevista para esta sexta-feira, segundo o Grande Recife.

O Grande Recife orienta que quem estiver no Centro deve se dirigir ao Terminal do Cais de Santa Rita ou à avenida Guararapes, locais de maior concentração de linhas em direção aos diversos municípios da Região Metropolitana do Recife.

Veja também

Hospital Veterinário do Recife abre seleção para estágio obrigatório
Folha Pet

Hospital Veterinário do Recife abre seleção para estágio obrigatório

Cartilha explica leis trabalhistas do Brasil para imigrantes
INFORMATIVO

Cartilha explica leis trabalhistas do Brasil para imigrantes