Covid-19

Em estudo, cientistas comprovam primeira reinfecção pelo novo coronavírus

Sequenciamento genético realiza a identificação do genoma do novo coronavírusSequenciamento genético realiza a identificação do genoma do novo coronavírus - Foto: Divulgação/Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadores do Departamento de Microbiologia da Universidade de Hong Kong relataram o primeiro caso de um paciente reinfectado pelo novo coronavírus no mundo. Trata-se do primeiro caso bem documentado de uma nova contaminação por Sars-CoV-2. Para chegar à conclusão, os cientistas usaram técnicas de sequenciamento genético. 

Um espanhol de 33 anos foi reinfectado com uma cepa diferente de coronavírus quatro meses depois de contrair a doença pela primeira vez. Há relatos similares ao redor do mundo, mas este é o primeiro comprovado. Um artigo preliminar foi publicado nesta segunda-feira (24) na revista médica Clinical Infectious Diseases com os resultados. O estudo será submetido à revisão de pares.
 


Segundo os cientistas, o homem não apresentou sintomas na segunda infecção e não foi possível determinar se ele contaminou outras pessoas nesse período. “Os genomas virais da primeira e segunda infecções pertencem a diferentes linhagens. Um total de 24 nucleotídeos [conjunto de moléculas presente na base genética do vírus] foram diferentes entre os vírus do primeiro e do segundo episódio”, diz o artigo preliminar. 

O estudo pode indicar a persistência do Sars-CoV-2 na população humana, tal qual outros coronavírus humanos associados ao resfriado comum. Nesses casos, há reincidência apesar da imunidade adquirida por infecção natural. O caso anunciado pelos pesquisadores de Hong Kong podem sugerir a reinfecção meses após a recuperação.

Se os resultados da pesquisa forem comprovados, vacinas contra a Covid-19 podem não dar proteção permanente e as pessoas podem não estar imunes ao vírus após a recuperação de uma infecção.

 

Veja também

Kai Madison: quem é a Neta de 17 anos de Trump que fez aparição surpresa na Convenção Republicana
eua

Kai Madison: quem é a Neta de 17 anos de Trump que fez aparição surpresa na Convenção Republicana

Presidente da Itália abre exposição dos 150 anos da imigração italiana
rio de janeiro

Presidente da Itália abre exposição dos 150 anos da imigração italiana

Newsletter