Notícias

Em família: coração do tamanho da personalidade

O empresário e colecionador também dedicou a sua vida à família

Ricardo e Graça em momento com os sete filhos: Ricardo, Renata, Jaime, Paula, Lourdes, Patrícia e CatarinaRicardo e Graça em momento com os sete filhos: Ricardo, Renata, Jaime, Paula, Lourdes, Patrícia e Catarina - Foto: Jose Britto/Arquivo Folha

A despedida de Ricardo Brennand não pôde ser realizada da forma como seus entes queridos gostariam. Assim como outras vítimas do novo coronavírus, o corpo do empresário e colecionador foi cremado, sem direito a velório, no mesmo dia de sua morte. Duas missas realizadas na Paróquia de São Pedro, em Tamandaré, e transmitidas ao vivo pela internet, homenagearam o industrial.

Membro importante de uma família numerosa e com importantes feitos em Pernambuco, Ricardo deixará saudades naqueles que tiveram a oportunidade de desfrutar da sua companhia.

Filha do ex-ministro Armando Monteiro Filho (1925-2018), cunhado do empresário, a escritora Maria Lecticia Cavalcanti acredita que o “Tio Ricardo” vai ficar para sempre guardado na memória de todos. “Seu exemplo, sua generosidade, sua imensa capacidade de transformar sonho em realidade. Plantou a semente. Tia Cita e seus filhos continuarão seu trabalho", diz.

Para além do empreendedor de sucesso, Ricardo era um homem com fortes ligações familiares. A Folha de Pernambuco traçou um panorama de quem foi essa grande figura pernambucana, através de sua relação com a esposa, os filhos e seu parente mais famoso, o artista plástico Francisco Brennand (1927-2019).

Intimidade
Ricardo foi um marido e um pai à moda antiga, isto é, patriarcal, provedor, cuja postura de autoridade e respeito era amenizada pelo inexcedível carinho, atenção e proteção devotados a todos os seus. Se fosse preciso resumir sua intimidade em poucas palavras, são estas: totalmente informal, mas desconcertantemente sincero.

Casamento
Ricardo e Graça ficaram casados por 71 anos ininterruptos. Tratou-se de um casamento à moda antiga, em que os papéis do marido e da esposa estavam demarcados, definidos. Ricardo ao longo de praticamente toda sua vida apenas se dedicou a duas coisas, únicas: o negócio e a família.

RIcardo e Graça

Ricardo e Graça - Crédito: Flávio Japa

Perda de um filho
O impacto da morte, em 1998, de Antônio (um dos oito filhos de Ricardo e Graça) foi incomensurável. Redobrar a atenção e a dedicação ao trabalho. Manteve a mente ocupada, e o corpo também. E, naquela altura, já era para o futuro Instituto Ricardo Brennand que passou a voltar a atenção. Perdeu um filho, tratou de ter outro, e, neste caso, o filho foi o Instituto, por conquista e por compensação, mas nunca por substituição. 

Relação com o tio 
A influência de Ricardo Lacerda de Almeida Brennand em Ricardo Coimbra de Almeida Brennand é enorme. Conversavam muito sobre a curiosidade que tinham ambos pelas origens de sua família. O seu tio, que muitas vezes se assinava com a peculiar alcunha de "Ricardo, o Taciturno", sugeriu ao sobrinho que procurasse um escritório especializado em genealogia. Depois da morte desse seu tio, Ricardo viajou à Europa em busca de si mesmo e dos seus.

Continuidade do legado
Os filhos e filhas estão administrando todos os negócios que ele iniciou, e criando novos empreendimentos. Nas indústrias, principalmente as diversas fábricas de cimento que estão em funcionamento no Nordeste e no Sudeste. No ramo da energia, tanto a hidroelétrica quanto a eólica, e proximamente também a solar. Há outro empreendimento de não menor importância, que é a Reserva do Paiva.

Leia mais: 
Uma alma feita de açúcar, porcelana, cerâmica, aço...
Ricardo Brennand: o legado sobreposto ao homem
Instituto Ricardo Brennand é um tesouro no coração da Várzea
Eduardo Monteiro reverencia Ricardo Brennand em depoimento

O primo Francisco Brennand
Ricardo e Francisco não eram amigos, nem inimigos, nem ‘desamigos’, eram simplesmente primos. Não se frequentavam. No entanto, Ricardo, embora não fosse aficionado por arte moderna, admirava o artista Francisco e incluiu diversos dos seus trabalhos no seu Instituto.

Francisco, por sua vez, porque não tinha afinidades pessoais nem participava do universo profissional do primo, não o admirava, e chegou mesmo a divulgar textos francamente hostis a ele. Mas, com o tempo, a rivalidade, que se tornou patente com a inauguração do Instituto, se esmaeceu. E cada um tocou sua instituição com características diferentes e complementares.

 

Veja também

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda
estudo

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda

Newsletter