Carnaval 2022

Em meio ao anúncio de blocos, Governo de PE promete definição sobre Carnaval 2022

Homem da Meia-noiteHomem da Meia-noite - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Leia também

• Prefeitura do Recife cria comissão para preparação do Carnaval 2022

• Olinda está preparada para fazer o 'melhor Carnaval', diz Professor Lupércio

Em meio à incerteza quanto à realização do Carnaval em Pernambuco, blocos tradicionais seguem anunciando detalhes dos seus eventos do ano que vem. Ontem foi a vez do Homem da Meia-Noite, que completa 90 anos de existência em 2022, mas ainda sem uma definição se poderá cair na folia nas ladeiras de Olinda. “Aguardamos por dias melhores, acompanhando o avanço da vacinação e a publicação de números oficiais da pandemia, assim como respostas e posicionamentos oficiais das autoridades. O momento exige equilíbrio, coerência e cuidado. Faltam três meses para o desfile. Na incerteza que o tempo traz, vamos seguir em frente, dentro do que for possível", afirmou o presidente da agremiação, Luiz Adolpho, em coletiva virtual.

Próximos dias
O cenário incerto pode ter fim em breve. Por meio de nota, o Governo de Pernambuco informou que “o Comitê de Enfrentamento e Combate a Covid-19 ­- formado por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Planejamento e Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado e pelo Procon - se reunirá nos próximos dias” e, nesta reunião, serão analisados os números da pandemia e da vacinação com o objetivo de “ fechar um posicionamento oficial sobre o período festivo em Pernambuco”. “O Governo de Pernambuco está em constante diálogo com as prefeituras no que se refere à realização do Carnaval 2022 no Estado”, afirmou.

Compasso de espera
A Prefeitura do Recife disse que a realização do carnaval depende do aval das autoridades sanitárias. “Apenas com a superação da pandemia será possível assegurar o evento, com as características deste ciclo cultural do Recife. Em todo caso, a organização do Carnaval do Recife demanda uma série de ações administrativas, com prazos a cumprir para assegurar sua plena execução”, disse a PCR, frisando a existência da Comissão Interna do Carnaval. “As tratativas sobre o Carnaval 2022 serão conduzidas pela comissão recém-formada, da qual faz parte a Secretaria de Saúde, realizando o monitoramento permanente do quadro sanitário e das recomendações”, pontua.

A Prefeitura de Olinda, por sua vez, afirmou que trabalha com a  hipótese de realização do Carnaval 2022, mas seguirá as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. “A vontade da Prefeitura é realizar o maior e melhor Carnaval do mundo na cidade de Olinda, como vinha acontecendo nos últimos anos. Mas, é preciso fazer isso com segurança; acompanhando desafios como, por exemplo, a vacinação das crianças e o comportamento de novas variantes do Sars-CoV-2”, diz em nota.

Veja também

Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro
Religião

Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

MEC altera prazo para confirmação de informações do Prouni
Educação

MEC altera prazo para confirmação de informações do Prouni