Enem 2020

Em Pernambuco, 1.273 detentos deverão fazer prova do Enem PPL

Participarão detentos de 24 estabelecimentos penais, sendo 23 unidades prisionais e uma cadeia pública

Pessoas privadas de liberdadePessoas privadas de liberdade - Foto: Divulgação/Seres

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) inscreveu 1.273 pessoas privadas de liberdade (PPLs) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL/2020). 

O total é maior do que o da prova do ano passado, quando 1.162 detentos foram inscritos para fazer a prova em Pernambuco.

As provas serão aplicadas nesta terça-feira (23), das 13h30 às 19h, e na quarta-feira (24), das 13h30 às 18h30, nas unidades prisionais do Estado.

Participarão detentos de 24 estabelecimentos penais, sendo 23 unidades prisionais e uma cadeia pública. 

O Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, na Zona da Mata Sul, é a unidade com o maior número de candidatos (170), seguido do Presídio de Igarassu (PIG), na Região Metropolitana do Recife (138), e do Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado (122). 

"Trabalho e educação são os pilares da ressocialização. Esta é mais uma etapa importantíssima no processo de recuperação das pessoas privadas de liberdade”, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Provas
Conforme determinado pelo Ministério da Educação, as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. 

A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade da Federação.

Destaque
No Enem PPL 2019, dois reeducandos do Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, alcançaram 780 e 740 pontos nas provas de redação. 

Houve também notas acima de 700 de reeducandos do Pjallb, Presídio de Pesqueira, Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, PIG, e Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste.

Veja também

Veja como foi a primeira noite com medidas restritivas mais rígidas em Pernambuco
DECRETO

Veja como foi a primeira noite com medidas restritivas mais rígidas em Pernambuco

Petrolina atinge 95% de ocupação em leitos de UTI, e prefeito faz apelo
SERTÃO

Petrolina atinge 95% de ocupação nas UTIs, e prefeito faz apelo