vacina

Em resposta a Doria, Ministério da Saúde descarta preferência para comprar vacina chinesa

O secretário-executivo da pasta afirmou que "não pode comprar o que não existe"

Governador João Doria e CoronaVacGovernador João Doria e CoronaVac - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Ministério da Saúde minimizou nesta sexta-feira (9) as tratativas para a obtenção e a distribuição da vacina Coronavac, parceria do governo de São Paulo com a chinesa Sinovac, e afirmou que elas não estão mais avançadas do que as demais imunizações analisadas pelo governo federal.

O secretário-executivo da pasta afirmou que "não pode comprar o que não existe".

A posição foi anunciada no mesmo dia em que o governador João Doria (PSDB) colocou pressão sobre o governo federal para obter uma resposta a respeito da parceria. Doria afirmou que já tem um "plano B" para a distribuição para outros estados, caso não feche parceria com o governo federal.

Doria pretendia acrescentar a Coronavac no plano de imunização federal, mas ainda não obteve um posicionamento do Ministério da Saúde.

"Nossos entendimentos com o estado de São Paulo, com o Instituto Butantan, estão no mesmo passo em que estão os entendimentos bilaterais com os laboratórios com os quais estamos entrando em contato", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco.

Franco repetiu a versão largamente difundida pela pasta de que se dará prioridade para a primeira vacina que ficar pronta, que se mostrar confiável, que for oferecida em grande quantidade para a população brasileira e que tiver um bom preço.

"A vacina que ficar pronta primeiro com certeza será uma opção para adquirirmos. De acordo com a legislação brasileira, eu não posso comprar o que não existe", disse o secretário-executivo, que em seguida explicou que o contrato mantido .

"Então, assim como o Butantan, os outros laboratórios que estamos buscando para termos conhecimento e acesso à vacina segura e eficaz estão no mesmo rol."

Por outro lado, Franco lembrou que a Coronavac está em fase 3 de testes clínicos e que por isso pode virar uma candidata, caso seu registro seja aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O secretário-executivo também lembrou que já há a garantia de 140 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 para o primeiro semestre do próximo ano.

Desse total, 100 milhões são resultado da parceria fechada com o laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, por intermédio da Fiocruz.

As outras 40 milhões de doses são referentes à adesão brasileira à iniciativa Covax Facility, liderada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O Brasil pretende imunizar 10% da população brasileira com a adesão a esse mecanismo.
"Permanecemos em contatos bilaterais não só com o Instituto Butantan, a coronavac, como também com outros institutos nacionais que buscam parcerias com laboratórios internacionais. Buscamos dentro desse portfólio abrir oportunidade para abrir acesso o quanto antes a una vacina segura e eficaz."

Veja também

Taiwan promete remover 760 estátuas do ditador chinês Chiang Kai-shek
MUNDO

Taiwan promete remover 760 estátuas do ditador chinês Chiang Kai-shek

Deputados do Tennessee, nos EUA, aprovam lei que permite professores armados nas salas de aula
ESTADOS UNIDOS

Deputados do Tennessee, nos EUA, aprovam lei que permite professores armados nas salas de aula

Newsletter