Em viagem pela liberdade, grupo de jovens europeus estaciona no Recife

Grupo de jovens europeus percorreu 14 mil quilômetros de carro pelas Américas e estacionou no Recife por se apaixonar pela boemia local

Grupo 2thefreedom viaja de carro pelo BrasilGrupo 2thefreedom viaja de carro pelo Brasil - Foto: Gustavo Glória/Folha de Pernambuco

O Recife é a mais recente parada de um grupo de jovens europeus que já fez um trajeto de cerca de 14 mil quilômetros de carro pelas Américas. O nome da jornada, batizada de 2thefreedom (“Para a liberdade”) nas redes sociais e em adesivos colados ao veículo, também faz referência à dupla de rapazes que a iniciou, ainda no estado norte-americano da Virgínia. Hoje os viajantes já são cinco: três homens e duas mulheres. Largaram empregos na área de advocacia, comunicações e na empresa da família de um deles para conhecer o mundo.

O quinteto, que previa ficar na Capital pernambucana só até o próximo domingo, gostou tanto do clima boêmio e carnavalesco da rua da Moeda, onde ficou hospedado, que não descarta estender a permanência até o auge da festa de Momo, no início de fevereiro. A disputa pela preferência ocorre com Rio de Janeiro e Salvador, cidades já visitadas pelos turistas nas últimas semanas.

Nas primeiras das 130 fotos postadas no instagram.com/2thefreedom, o turco Kaancan Mollaahmetoglu, 26 anos, e o companheiro de viagem Kaan Hantal, 29, surgem em praias paradisíacas do México, entre junho e setembro de 2017. Na Nicarágua, acamparam aos pés do Vulcão Cerro Negro. Ainda passaram por Panamá, Colômbia, Equador e Peru. Os demais participantes foram se integrando depois, como o também turco Batu Ozer, 24, e as jovens Yagmur Gunduz, 23 (Turquia), e Sofie Nissen, 21 (Dinamarca). Após o Réveillon no Rio, com direito à contemplação da queima de fogos em Copacabana, o grupo visitou pontos turísticos como a Praia Porto da Barra, em Salvador, antes de chegar a Pernambuco, onde estão hospedados no Mangue Oranje Hostel, no Bairro. 

“Visitamos o Rio de Janeiro, outras cidades, mas o Brasil é aqui [no Recife]. Tem gente dançando, se divertindo, aproveitando a rua. As pessoas estão nas ruas aqui. Está sendo ótimo”, afirma o turco Kaancan, enquanto parte do grupo registra o dia com uma filmadora GoPro. Mesmo numa rua da Moeda que tem como rotina receber estrangeiros, esses turistas têm chamado atenção de comerciantes e flanelinhas que atuam na localidade, a começar pelo carro usado na jornada.

Grupo 2thefreedom aproveita praia de Ipanema

Grupo 2thefreedom aproveita praia de Ipanema - Foto: Reprodução/Instagram

O Ford Explorer Sport duas portas, modelo 1996 e com placas da Virgínia, não é nada discreto. Tem até uma plataforma sobre o teto usada pelos viajantes para acomodar uma cadeira de praia frequentemente usada para as poses nas fotos. Uma palha de coqueiro confere a lembrança nordestina à lataria do veículo, que tem adesivos que remetem a alguns dos 12 países já visitados.

Como a viagem está sendo paga? Com o obtido com a venda de dois carros próprios em Istambul, na Turquia, garantem os turistas. O grupo tem esperança de conseguir colaboração financeira por meio das imagens publicadas nas redes sociais. De todo modo, a viagem já tem previsão de pausa. Após o Carnaval, os europeus querem seguir até a praia de Jericoacoara, no Ceará, e cruzar o País de carro até Foz do Iguaçu, no Paraná, conta Yagmur. Em seguida, parte deve voltar à Turquia.

Engana-se, porém, quem pensa que os turcos e a dinamarquesa pretendem parar por aí. O próximo projeto é desbravar a Ásia num veículo maior. “O coração é que guia a gente para os lugares que escolhemos em cada parada. A gente faz isso porque quer encontrar o melhor lugar do mundo”, resume Kaan.

Mulheres do grupo 2thefreedom em passagem por Salvador

Mulheres do grupo 2thefreedom em passagem por Salvador - Foto: Reprodução/Instagram

 

Veja também

Entregadores de apps programam nova paralisação para 12 de julho
Paralisação

Entregadores de apps programam nova paralisação para 12 de julho

Litoral de São Paulo tem aparição recorde de pinguins e baleias
Brasil

Litoral de São Paulo tem aparição recorde de pinguins e baleias