Mundo

Embaixadora das Filipinas no Brasil é chamada de volta ao país após maltratar funcionária

Marichu Mauro está sendo investigada após vídeo que a mostra maltratando sua empreada doméstica filipina

Imagens foram divulgadas pela TV GloboImagens foram divulgadas pela TV Globo - Foto: Reprodução/TV Globo

O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira (26), o retorno de sua embaixadora no Brasil, após imagens de um vídeo a mostrarem maltratando sua empreada doméstica filipina.  Marichu Mauro, que foi enviada ao Brasil em 2018 e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores.

"O Departamento de Relações Exteriores ordenou que a embaixadora da Filipinas no Brasil volte imediatamente após a publicação de algumas imagens em vídeo que a mostram repreendendo e maltratando sua empregada doméstica", diz o comunicado. 

O anúncio foi feito depois de que a GloboNews transmitiu imagens de uma câmera de segurança que, segundo indicaram, mostram Mauro agredindo repetidamente uma funcionária de sua equipe doméstica.

A GloboNews destacou que a mulher trabalhava na residência oficial da embaixadora em Brasília. As imagens foram usadas como prova em uma denúncia apresentada contra Mauro em agosto, afirmou o canal.
 

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a funcionária deixou o Brasil na semana passada e está de volta nas Filipinas, onde as autoridades buscariam sua cooperação neste caso.

Milhares de filipinos trabalham no exterior e o dinheiro que enviam para casa estimula a economia local, onde muitos vivem na pobreza extrema, apesar do sólido crescimento do país nos últimos anos.

Veja também

Ônibus de acidente com 41 mortes não tinha registro e estava ilegal desde 2019
acidente

Ônibus de acidente com 41 mortes não tinha registro e estava ilegal desde 2019

Mundo registra maior número de mortes por Covid-19 em um único dia
Coronavírus

Mundo registra maior número de mortes por Covid-19 em um único dia