Notícias

Emirados Árabes preparam lançamento de sua primeira missão a Marte

A missão deve chegar a Marte em fevereiro de 2021

Missão a MarteMissão a Marte - Foto: UAE Space Agency

A nova temporada de lançamentos para Marte vai começar. No dia 14 de julho, deve partir a primeira missão marciana conduzida pelos Emirados Árabes Unidos.

A condução da missão é compartilhada com outras instituições. Trata-se de um projeto gerido pela agência espacial do emirado, com integração do Centro Espacial Mohammed bin Rashid, de Dubai, em parceria com três universidades americanas: Universidade do Colorado em Boulder, Universidade Estadual do Arizona e Universidade da Califórnia em Berkeley.

A sonda, batizada de Al Amal, ou Esperança em português, já está pronta para ser lançada por um foguete japonês H-IIA, da Mitsubishi, e será uma orbitadora. Ou seja, ela não vai pousar, mas apenas estudar o planeta em órbita. A missão deve chegar a Marte em fevereiro de 2021, com o objetivo de estudar a atmosfera do planeta vermelho. O custo está estimado em US$ 200 milhões.

Depois dela, ainda teremos uma ambiciosa missão chinesa a Marte, que terá orbitador e módulo de pouso com jipe, seguida pela americana Mars 2020, com o jipe Perseverance, que já foi acoplado ao foguete para voar entre 30 de julho e 15 de agosto. Os europeus perderam essa janela e só vão lançar seu jipe Rosalind Franklin, da missão Exomars, em 2022.

Veja também

Embaixadora do Líbano na Jordânia renuncia após explosão em Beirute
Beirute

Embaixadora do Líbano na Jordânia renuncia após explosão em Beirute

Embrapii e BNDES vão financiar projetos com foco no combate à Covid-19
Financiamento

Embrapii e BNDES vão financiar projetos com foco no combate à Covid-19