A-A+

Sociedade

EmpoderaLab: site reúne ações sociais realizadas contra o novo coronavírus na RMR

O laboratório de inovação social viabiliza ações de prevenção e conscientização dentro das periferias

Jovens negros perifericos usam a tecnologia para demarcar quais comunidades foram beneficiadas através de atos sociaisJovens negros perifericos usam a tecnologia para demarcar quais comunidades foram beneficiadas através de atos sociais - Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus afetou muitas pessoas, em especial às comunidades da periferia. A fim de mapear o índice de empresas contribuintes em causas destinadas a esses moradores, foi desenvolvido Mapeamento de Iniciativas Cidadãs em Resposta a Covid-19, disponível no site http://iniciativascidadascontraocovidpe.com/. 

No endereço, é possível encontrar informações de organizações colaboradoras e contato dos responsáveis, além de poder se cadastrar e contribuir com a causa social. 

O projeto composto por jovens negros articuladores da comunicação periférica, surgiu em agosto de 2020, através de uma inquietação de manter-se perto de ONGs e projetos descentralizados. Atitude tem se mostrado demarcar territóriamente quais ONGs, empresas e coletivos sociais estão ofertando ato de solidariedade diante ao período pandêmico. Durante o processo de construção da plataforma, mais de 30 organizações foram inscritas e já estão disponíveis.

“Nosso objetivo principal, além de geolocalizar essas ações, é fortalecer o acesso. Sabemos que tem muitas ações que precisam não apenas de recursos materiais, mas também de voluntários”, afirma Zé Victor, Coordenador Executivo do projeto. 

Segundo o responsável pela comunicação e redes sociais Jeffrey Vila Nova, o projeto reun qualquer tipo de organizações. “Reunimos tanto as organizações que trabalham a conscientização, desde os mais completos como as distribuições de cestas básicas, máscaras e álcool em gel. São todas e qualquer ação contra a Covid diante a pandemia” explica. 

O Projeto EmporderaLab tem articulado a participação de colaboradores nas regiões comunitárias da Região Metropolitana do Recife, que possuem o desejo de ajudar a causa local.  “Fico feliz em contribuir com esse projeto que coloca em evidência quem tem sido sopro de vida”, finaliza Zé Vitor.
 

O EmporderaLab é um Laboratório de Inovação Social das Favelas que possui o intuito da participação social de minorias políticas que exercem suas atividades na Região Metropolitana do Recife. Através da parceria com a Rede Interação, a Poupança Comunitária de Pernambuco e seus financiadores Slum Dwellers International (SDI) e a Cites Alliance foi possível pôr a causa em evidência.  

 

Veja também

Renan rebate críticas de Flávio e diz que não o 'afetam e nem a CPI'
RENAN CALHEIROS

Renan rebate críticas de Flávio e diz que não o 'afetam e nem a CPI'

Peru dá mais valor ao turismo e à gastronomia locais do que o Brasil, aponta pesquisa
TURISMO-AMÉRICA LATINA

Peru dá mais valor ao turismo e à gastronomia locais do que o Brasil, aponta pesquisa