Empresariado da Praia dos Carneiros firma pacto ambiental

Carta busca promover consciência ecológica principalmente nos setores econômicos que atuam na praia

Praia dos CarneirosPraia dos Carneiros - Foto: Edmar Paz/Empetur

A preocupação com a preservação ambiental e a busca por alternativas sustentáveis devem mudar a rotina de visitantes, moradores e empresários na praia dos Carneiros. Uma carta de compromisso que prevê dez medidas sustentáveis para preservar os recursos naturais da região nos próximos dez anos será assinada pelo empresariado do local neste sábado (5), na Pousada Praia dos Carneiros, que fica em Tamandaré, Litoral Sul do Estado.

A carta é baseada no documento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e tem a intenção de promover uma consciência ecológica principalmente nos setores econômicos que atuam na praia. A iniciativa é promovida pela Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros (Adesc). Entre as principais metas para diminuir a degradação ambiental e o uso dos recursos naturais estão a colaboração, elaboração e aprovação de um projeto de lei de interesse popular para que o município de Tamandaré aprove a legislação que proíbe o uso de canudos de plástico.

Leia também:
A 96 km do Recife, a Praia dos Carneiros é um presente da natureza
Consumir sem destruir o meio ambiente


Também estão incluídos nas metas o tratamento do lixo de empreendimentos comerciais e das residências, a abolição espontânea do uso de todos os tipos de garrafas de plástico, sobretudo as garrafas pet - com prazos para adequação e penalidades por descumprimento inspirados no caso de Fernando de Noronha e treinamentos relacionados a práticas sustentáveis de cunho ambiental para colaboradores e trabalhadores da região.

“Queremos que os atores econômicos adotem práticas e incentivem a busca do desenvolvimentos sustentável, não só na gestão pública e nos empreendimentos, mas também no dia a dia de condomínios, casas de veraneio e turistas", disse o presidente da Adesc, Rosalvo Rocha. De acordo com a Adesc, a praia dos Carneiros recebe em média duas mil pessoas por dia, ou cerca de 730 mil pessoas por ano.

Veja também

Pesquisa comprova que Covid-19 é também doença vascular
coronavírus

Pesquisa comprova que Covid-19 é também doença vascular

Agricultura investiga sementes misteriosas da China enviadas a brasileiros
brasil

Agricultura investiga sementes misteriosas da China enviadas a brasileiros