Festa do Morro

Encerramento da Festa do Morro terá missas desde a 0h e carreata; veja a programação completa

Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no RecifeSantuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

As atividades da popular Festa do Morro, que completou 117 anos em 2021, chegam ao fim nesta quarta-feira (8). Com programação desde o dia 28 de novembro, o último dia, que é na data dedicada à Imaculada Conceição de Maria, conta com missas a partir das 0h, carreata à noite e missa de encerramento celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A expectativa é receber até 400 mil fiéis ao longo de todo o dia. 

Desde a 0h - quando foi celebrada a primeira Santa Missa do dia - há celebrações no palco montado na área externa do Santuário, que fica no Morro da Conceição. As demais cerimônias ocorreram às 2h  e 4h e seguem ao longo do dia, às 6h, 8h, 10h, 12h e 14h, no mesmo local.

Já dentro do Santuário, as celebrações têm início à 1h e as outras sete Santas Missas previstas na Igreja vão ser realizadas às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h, com capacidade de público para até 800 devotos por celebração.

Faça aqui o download do pôster de Nossa Senhora da Conceição

Com o tema "Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos" e lema "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe", a Festa terá ainda a, a popular “Festa do Morro” volta as vias do carreata com a imagem da Santa do Morro. A concentração do percurso tem início às 15h, na Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e saída prevista às 16h, quando seguirá em direção à Praça do Morro da Conceição, com chegada prevista para as 18h30. E a missa de encerramento, que será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, terá início às 19h30.

Trânsito e transporte

O trajeto percorrerá pela Ponte do Limoeiro, seguindo pela Avenida Norte, e pelo Largo Dom Luiz. Quando chegar no Morro, somente o carro do andor subirá, pela Rua Itacoatiara. Haverá 
bloqueios nessas vias, que serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem da carreata.

Para auxiliar no trânsito, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) segue com a operação especial. No total, um efetivo de 50 a 80 agentes de trânsito estará na rua para dar apoio à operação.

Para dar conta do fluxo de fiéis, o Grande Recife Consórcio de Transporte também preparou um esquema de mobilidade para o feriado, com a circulação de 281 ônibus pela região. Juntos, farão 2.536 viagens ao longo do dia, o que representa 123 ônibus e 999 viagens a mais que em feriados 

Também será feita a implantação de parada provisória na Avenida Norte. Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco – se tornará temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte).
 
Após o Largo Dom Luis, próximo ao Supermercado Mais Você, será implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU (Av. Caxangá); 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição (Cruz Cabugá); 621 – Alto Treze de Maio (Príncipe); 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo (Conde da Boa Vista); 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio (Cabugá); 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã (Conde da Boa Vista). Especificamente as linhas 612 – Morro da Conceição (Cruz Cabugá) e 613 – Morro da Conceição (Bacurau) terão seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 17h da sexta-feira até o encerramento da Festa e a liberação das vias pela CTTU.

Veja também

Após pressão de usuários, Twitter anuncia novo recurso para combater fake news no Brasil
FAKE NEWS

Após pressão de usuários, Twitter anuncia novo recurso para combater fake news no Brasil

Chile anuncia mudanças no isolamento e gestão da pandemia por variante ômicronVariante ômicron

Chile anuncia mudanças no isolamento e gestão da pandemia por variante ômicron