Encontro reúne interessados em jardinaria e sustentabilidade no Grande Recife

Semana Bloom começa nesta quarta (2) e terá seis dias de cursos, oficinas, visitações guiadas e rodas de conversa no Recife e Jaboatão

Primeiro telhado ecoprodutivo do NordestePrimeiro telhado ecoprodutivo do Nordeste - Foto: Divulgação/ Semana Bloom

Recife e Jaboatão vão sediar nesta semana a primeira edição da Semana Bloom - Por Cidades Mais Verdes. Entre a terça-feira (2) e o domingo (7), o encontro vai reunir paisagistas, arquitetos, estudantes e o público interessado em jardinaria e sustentabilidade em seis dias de workshops, oficinas, visitações guiadas e rodas de conversa, além de cursos voltados para qualificação profissional. As inscrições terminam nesta quarta e podem ser feitas neste link

Promovida pela rede As Flores do Mundo, a Semana Bloom quer promover projetos com impactos ambientais positivos e de arborização para regiões com Baixo Índice de Desenvolvimento. Para isso, a programação do evento, que conta com atividades pagas e gratuitas, dará atenção a temas relacionados com desenvolvimento sustentável.

A Semana Bloom também quer apresentar ao público iniciativas de sucesso, como o primeiro telhado ecoprodutivo do Nordeste, localizado no bairro de São José, área central do Recife. O projeto, criado pela ONG Comunidade Pequenos Profetas, é autossustentável e voltado para o desenvolvimento comunitário a partir do cultivo de hortas orgânicas. A iniciativa será um dos temas abordados na semana pelo idealizador da ONG e empreendedor social, Demetrius Demetrio, e por André Brenner, engenheiro florestal.

Incentivar o hábito do cultivo ainda na infância é outro objetivo do evento, que levará crianças atendidas pela ONG para conhecer o plantio da rede As Flores do Mundo, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, onde irão participar de uma oficina sobre cultivo de plantas. Alunos da Escola Municipal do Coque também terão oportunidade de conhecer o Telhado Ecoprodutivo, no qual aprenderão sobre o sistema de irrigação e o processo orgânico da plantação.

A Semana Bloom vai homenagear o Dia do Solo e do Pau - Brasil, celebrado no dia 3 de maio, realizando uma oficina sobre o plantio da árvore patrimônio da nossa flora. De São Paulo, a engenheira agrônoma Deise Mayer, especialista em Paisagismo e Jardinagem, virá ministrar cursos sobre a árvore que já serviu como base econômica no período colonial brasileiro. A paisagista também ministrará a oficina "Mãos à Horta: Solos e Plantas para Ambientes Internos”, direcionada a adultos e ao público infantil.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas, Rafaela Novaes é mais uma convidada da Semana Bloom. Especialista em jardins sustentáveis, ela apresentará duas palestras: "Telhados Verdes e Jardins Verticais" e “Cidades mais sustentáveis”. A legislação, os sistemas construtivos e seus benefícios, além dos modelos adotados por cidades como São Paulo estão entre os temas que ela vai abordar. A paisagista é responsável pela empresa Paredes Vivas, especializada no tema, e que atua da assessoria até execução e manutenção de jardins.

Capacitação
A Semana Bloom também contará com formação profissional. A cerimonialista, pós-graduada em Cerimonial e Eventos Cynthia Marques vai ministrar o workshop “Assistente de cerimonial”, que vai abordar os diversos tipos de eventos existentes, o papel do assistente e sua importância no processo de trabalho. A cerimonalista também ministra workshop com o tema “Produção de eventos sociais”, onde vai mostrar todas as etapas que envolvem o planejamento de um evento de grande porte.

O artista floral pernambucano Mário Tavares, formado pela Academia Brasileira de Arte Floral, levará seu amplo conhecimento em arranjos florais para os workshops "Arranjos com Flores Tropicais" e "Arranjos Decorativos". Ambos serão divididos em dois módulos. O primeiro vai focar na montagem e execução de arranjos apenas com espécies tropicais. Já o segundo, vai apresentar tipos diversos de arranjos compostos por flores e folhagens e outros materiais para igrejas e recepções.

Natureza
Além da programação fixa no Recife (Soul Food Park, em Santana) e Jaboatão (The Garden Open Mall, em Piedade, o Jardim Botânico será outra parada do evento que irá realizar uma visitação guiada para os participantes. A ideia é que eles tenham um contato mais integrado com a biodiversidade da Mata Atlântica. Além disso, a horta de Casa Amarela, na Zona Norte da capital, será outro ponto de visitação da Semana para dar visibilidade a experiências desenvolvidas pela sociedade civil.

Veja também

Frota de ônibus terá reforço na RMR para domingos do Enem; veja linhas
Enem 2020

Frota de ônibus terá reforço na RMR para domingos do Enem; veja linhas

Motociclistas pegam contramão para fugir de blitz da Lei Seca e atropelam ciclistas na Via Mangue
TRÂNSITO

Motociclistas pegam contramão para fugir de blitz da Lei Seca e atropelam ciclistas na Via Mangue