Enem: Revisão tem hora para terminar
A Folha de Pernambuco segue com a série sobre perguntas e respostas acerca do Enem, que completa 20 anos de trajetória na educação brasileira
As dúvidas dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o Enem vão desde como utilizar a nota dentro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até a melhor forma de administrar o cansaço durante a realização das provas.
Ansiosos, nesta reta final os estudantes procuram dicas que envolvam a administração do tempo de prova, como evitar o famoso “branco” na hora de responder aqueles problemas mais difíceis e, dentre os assuntos da atualidade, quais costumam cair no exame. Os professores orientam os candidatos a sempre priorizar as questões que o estudante tem certeza que sabe fazer e dizem que não adianta tentar aprender agora o que não aprendeu durante o ano todo.
A Folha de Pernambuco segue com a série sobre perguntas e respostas acerca do Enem, que completa 20 anos de trajetória na educação brasileira.
Leia também:
Enem se aproxima, e dicas aumentam
Enem pode ser a porta de entrada para uma faculdade no exterior
Linhas de ônibus terão reforço para os 'feras' do Enem
Enem: Questões às vésperas do exame
Qual o critério para pular uma questão e não me complicar com o tempo da prova?
Maria Eduarda Guedes, 17 anos, quer cursar Psicologia
A prova do Enem exige do candidato que seja respondida uniformemente. Claro que isso não pode ser feito com perfeição. O aluno tem que passar por todas as questões, priorizando aquelas que tem certeza que sabe fazer. As que podem travar o estudante, ele circula e depois volta para trabalhar nela, com o tempo organizado. Os alunos às vezes têm conhecimento, mas acabam errando por não acreditarem que realmente sabem resolver o problema.
É possível colocar o mesmo curso em duas universidades públicas diferentes no Sisu?
Yasmin Do Éden Santana, 17, quer cursar Física.
É possível, lembrando que, por serem universidades diferentes, as notas de entrada também serão diferentes. Tem uma aluna que, nas duas opções, escolheu o mesmo curso, só que na primeira entrada era para licenciatura e na segunda, bacharelado. É uma opção que o aluno tem para evitar a frustração de ter que escolher outra área próxima, por causa do ponto de corte.
Como administrar o cansaço durante a realização das provas?
Luiz Eduardo Lima, 17 anos, quer cursar odontologia.
Este ano, o primeiro dia fará parte de um feriadão. Então é bom aproveitar para descansar muito, tentar relaxar ao máximo. Não adianta ler tudo o que não leu durante o ano, não tem muito que fazer. A revisão deverá ser feita até a quinta-feira. Ter cuidado com a alimentação é outra coisa importante para estar bem disposto no dia do exame.
O Enem traz sempre assuntos ligados a atualidades, descobertas recentes. Qual seria a aposta para Biologia?
Maria Fernanda Melo, 18 anos, quer cursar Engenharia Química
A prova pode recordar aquele acidente na cidade de Mariana, em Minas Gerais, que teve grande proporção devido ao impacto ambiental. Esse impacto ambiental também pode ser estendido para a área de química e física. Neste último, há questões contextualizadas que podem falar de energia e relacionar ao impacto delas no meio ambiente. Essa visão geral é muito importante e os candidatos precisam fazer essas conexões.
Veja também

Covid-19
Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputinik V
