Enfermeiros reivindicam melhorias em manifestação em frente à Prefeitura do Recife

O aumento de segurança e o reajuste salarial são alguns pontos que os profissionais da saúde querem negociar com a Prefeitura

Protesto dos enfermeiros em frente à PCRProtesto dos enfermeiros em frente à PCR - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Enfermeiros do Recife realizaram ato nesta quinta-feira (18),  em frente da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), no Bairro do Recife. Entre as reivindicações da categoria, estão mais segurança em seus locais de trabalho - de acordo com os profissionais, diversos postos de saúde estão sendo assaltados - e reajuste salarial de 10%, além do pagamento correto da insalubridade, que atualmente é pago com base no salário mínimo, mas de acordo com Lei Municipal, deveria ser a partir do salário-base do profissional de saúde.

“Esse ato tem várias frentes, mas a principal é pela insegurança que estamos vivendo nas unidades de saúde, atualmente, com muitos assaltos a unidades de saúde. Esta semana o médico da minha unidade, [Unidade de Saúde da Família Bongi Boa Ideia no bairro de San Martin], foi assaltado às 7h30 da manhã. Os assaltantes levaram celular, notebook e relógio”, contou à reportagem da Folha de Pernambuco, a enfermeira Keila Tavares.

Leia também:
Saúde, pobreza e educação motivam protestos no Brasil, diz pesquisa
Protesto interdita faixa da Pan Nordestina, em Olinda


“Estamos tentando fazer a nossa negociação com a Secretária de Saúde do Recife, infelizmente estamos tendo dificuldade e ainda não conseguimos ser recebidos pelo secretário. Queremos entregar a pauta de reivindicações da categoria para que possamos começar a negociação com a Prefeitura”, comentou a presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SeePE), Ludmila Outtes.

A categoria vai realizar uma assembleia ainda nesta quinta-feira (18) para decidir as próximas ações que serão feitas. 

Veja também

Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh receberá pacientes com Covid-19 de Manaus
Ajuda

Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh receberá pacientes com Covid-19 de Manaus

Enem 2020: Inep divulga orientações para os participantes
Educa Mais

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020