Entenda de uma vez por todas a quantidade ideal de água que você deve ingerir por dia

O "problema" é que a água não é estocada em nosso corpo, por isso, deve ser reposta diariamente

O corpo humano, por exemplo, é composto de água, entre 70 e 75%O corpo humano, por exemplo, é composto de água, entre 70 e 75% - Foto: Pexels

 

A água é uma substância presente em todos os seres vivos, mas, em alguns, ela se apresenta em maior quantidade que em outros. O corpo humano, por exemplo, é composto de água, entre 70 e 75%. Ela é o principal componente das células. O "problema" é que a água não é estocada em nosso corpo, por isso, deve ser reposta diariamente.
Mas afinal, quanta água você deve beber por dia? É uma pergunta simples, mas sem uma resposta fácil. Estudos produziram recomendações variadas ao longo dos anos. Mas suas necessidades individuais de água dependem de muitos fatores, incluindo a sua saúde, a sua atividade e o local onde você mora. Hoje em dia, aplicativos como o Beber Água, da App Rover, podem deixar o trabalho mais fácil para os que se esquecem de se hidratar. Porém, é preciso entender que cada caso é um caso.

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Nenhuma fórmula única serve para todos. Mas saber mais sobre a necessidade de líquidos do seu corpo lhe ajudará a estimar a quantidade de água a ser consumida por dia.
 

Os benefícios da água

A água é o principal componente químico do seu corpo, que depende da água para sobreviver. Cada célula, tecido e órgão precisa de água para funcionar corretamente. A água é um poderoso solvente e está relacionada com praticamente todas as reações do nosso corpo. Ela também atua nos processos fisiológicos, como a digestão e é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais. Mais do que isso, a água:
• Limpa os resíduos através da micção, transpiração e evacuação;
• Mantém sua temperatura normal;
• Lubrifica e amortece as articulações;
• Protege os tecidos sensíveis;
A falta de água pode levar à desidratação – uma condição que ocorre quando você não tem água suficiente no corpo para realizar as funções normais. Ficar muito tempo sem ingerir esse líquido tão precioso é uma característica comum dos usuários da internet que passam horas a fio concentrados e não se lembram da água. Isso é mais comum ainda com os usuários adeptos dos jogos online (principalmente aqueles mais emocionantes, como os melhores cassinos online no Brasil). Afinal, quem pensaria em deixar a tela do computador para beber água quando o assunto é ganhar dinheiro?
De quanta água eu preciso, de fato?
Algumas perdas insensíveis de água corpórea acontecem pela pele. (FONTE: Pexels)
Todos os dias você perde água através da respiração, transpiração, urina e evacuações. Para que seu corpo funcione corretamente, você deve reabastecer o suprimento de água consumindo bebidas e alimentos. Então, de quanta água o adulto médio e saudável que vive em um clima temperado precisa?
O The National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine determinou que uma ingestão diária adequada de líquidos é a seguinte:
• Cerca de 15,5 xícaras (3,7 litros) de líquidos para homens;
• Cerca de 11,5 xícaras (2,7 litros) de líquidos por dia para mulheres;
Essas recomendações abrangem líquidos provenientes da água propriamente dita, e de outras bebidas e alimentos. Cerca de 20% da ingestão diária de líquidos geralmente vem de alimentos e o restante de bebidas.
Como se manter propriamente hidratado?
Sua ingestão de líquidos provavelmente é adequada se você raramente sente sede e sua urina é incolor ou amarela clara. Um médico ou nutricionista pode lhe ajudar a determinar a quantidade de água ideal para você todos os dias.
Para evitar a desidratação e garantir que seu corpo tenha os líquidos de que precisa, faça da água a sua bebida preferida. Também é uma boa ideia beber um copo de água ou outra bebida sem calorias ou com baixas calorias em cada refeição e entre cada refeição. Beba água antes, durante e após o exercício. Beba água se estiver com fome. A sede é frequentemente confundida com a fome.
Embora incomum, é possível beber água demais. Quando os rins não conseguem excretar o excesso de água, o conteúdo de sódio no sangue é diluído (hiponatremia) – o que pode ser fatal. Atletas – especialmente se eles participam de exercícios longos ou intensos ou eventos de resistência – têm maior risco de hiponatremia. Em geral, porém, beber água demais ao ponto de causar problemas letais é algo muito raro em adultos saudáveis que seguem uma dieta média.

 

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