Entidade cobra debate sobre requalificação da av. Conde da Boa Vista

Segundo a entidade, um ofício foi protocolado junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos no mês de março, porém, em resposta ao IAB, a prefeitura negou a realização de um debate público

Avenida Conde da Boa VistaAvenida Conde da Boa Vista - Foto: Lucas Melo/Arquivo Folha de Pernambuco

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em Pernambuco está solicitando à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) audiência pública sobre um projeto de requalificação da avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, que está em processo de elaboração. Segundo a entidade, um ofício foi protocolado junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos no mês de março, porém, em resposta ao IAB, a prefeitura negou a realização de um debate público.

No ofício, assinado pelo presidente do IAB-PE, Roberto Ghione, a entidade colocou a sede à disposição para a realização de um encontro para discutir o tema. "Perante a importância de uma intervenção em espaço tão significativo e representativo, foi solicitada uma apresentação do referido projeto com debate público e participação de representantes das entidades interessadas no desenvolvimento qualificado da cidade", diz o documento protocolado no dia 5 de março.

Leia também:
Conde da Boa Vista ganha ponto improvisado para BRT
Manifestantes tomam a av. Conde da Boa Vista contra reformas do Governo Temer


Em 20 de março, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife respondeu ao instituto informando que o projeto não se enquadra como empreendimento de impacto e, por isso, a realização de uma audiência pública não é obrigatória. "Quanto ao mais, estaremos à disposição para responder quaisquer questionamentos através de qualquer meio aberto aos cidadãos", informa.

Resposta da Emlurb ao ofício do IAB

Resposta da Emlurb ao ofício do IAB - Crédito: Divulgação

"Infelizmente, recebemos essa resposta. A gente queria contribuir, pois se trata de dinheiro público e interesse da população. Estamos preocupados porque já houve uma intervenção na Conde da Boa Vista que precisa de melhorias", disse a arquiteta e integrante da diretoria do IAB-PE Sandra Brandão. Segundo ela, a diretoria vai se reunir na próxima semana para discutir como participar do debate do projeto.

Procurada pelo Portal FolhaPE, a PCR informou, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que "não houve negativa para realização de audiência pública sobre o projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista". "O órgão informa que o ofício protocolado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) foi respondido, esclarecendo que o material do projeto está em elaboração para posterior debate com toda a sociedade e atores envolvido", diz a nota.

"Eles afirmam que estão elaborando, mas não se faz um projeto sem escutar a comunidade, pois quem mora lá ou quem vive a cidade é que pode contribuir com ideias e soluções. Com um processo transparente, sendo ouvidas a população e as entidades, se tem mais chance de acertar", pontua a arquiteta Sandra Brandão.

 

Veja também

Bombeiros apagam incêndio e salvam morador no bairro dos Aflitos, neste domingo (18)
Resgate

Bombeiros apagam incêndio e salvam morador nos Aflitos

Um a cada quatro pacientes apresentam queda de cabelo após Covid-19
Coronavírus

25% dos pacientes apresentam queda de cabelo após Covid-19