Entidades serão cofinanciadas por conselho de defesa dos direitos da criança e do adolescente

Projetos contemplados atuam na prevenção ao uso de drogas, erradicação do trabalho infantil, e no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Trabalho infantilTrabalho infantil - Foto: Felipe Ribeiro/Arquivo Folha de Pernambuco

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE) realizou uma cerimônia de assinatura do Termo de Fomento de 14 entidades da organização da sociedade civil, na manhã desta segunda-feira (27). Os projetos contemplados pelo Conselho atuam na prevenção ao uso de drogas, erradicação do trabalho infantil, e no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Ao todo, 51 projetos que têm o objetivo beneficiar crianças e adolescentes do Estado de Pernambuco participaram do processo seletivo pelo Edital de Chamamento Público de nº 001/2018, no site do CEDCA/PE. Cada projeto aprovado vai receber R$ 100 mil. 50% desse valor vão ser destinados a recursos humanos e os outros 50% para despesas correntes.

Leia também:
Exploração de crianças ainda é confundida com atividade positiva
Em PE, campanha incentiva doação de parte do IR para crianças carentes


Segundo o presidente do CEDCA/PE, Arnaldo Sampaio, o cofinanciamento tem o prazo máximo de doze meses e é uma das ações prioritárias do Conselho, pois estimula e promove as instituições que trabalham em prol das crianças e adolescentes do Estado.

Verônica Alves da Silva é coordenadora do Centro de Educação Popular Comunidade Viva (Comviva) de Caruaru, que é um dos 14 projetos beneficiados pelo CEDCA/PE. O Comviva foi aprovado na linha do combate e proteção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Essa ajuda é muito bem-vinda e vai potencializar ainda mais a nossa instituição”, afirmou.

No total, esses recursos somam o valor de 1,4 milhão, que foi adquirido através de doações espontâneas e pela campanha “Leãozinho Amigo das Crianças”. Essa campanha é realizada pelo CEDCA/PE, todos os anos, e consiste na destinação do Imposto de Renda devido ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA/PE), tanto de pessoa física como jurídica.

Veja também

Médicos são os primeiros vacinados com a dose de Oxford no Brasil
VACINAÇÃO

Médicos são os primeiros vacinados com a dose de Oxford no Brasil

Primeiras doses da vacina AstraZeneca/Oxford chegam a Pernambuco neste domingo
VACINAÇÃO

Primeiras doses da vacina AstraZeneca/Oxford chegam a Pernambuco neste domingo