Notícias

Entre falta de dinheiro e pandemia, ONU funciona lentamente

Normalmente lotada e muito barulhenta, a cantina dos funcionários da Organização tem sido, nas últimas semanas, um refúgio de paz

Sede da ONUSede da ONU - Foto: Divulgação/ONU News

Reuniões são adiadas, ou acontecem de forma virtual, e os corredores estão vazios. Na sede da ONU em Genebra, a pandemia de covid-19 e a falta de dinheiro acabaram com o frenesi diplomático habitual. Em tempos difíceis para o multilateralismo e em um mundo abalado por uma das maiores crises de sua história, muitos clamam por uma rápida reativação do mecanismo da ONU para evitar que caia na letargia absoluta.

"A resposta à crise deve ser multilateral (...) Por isso, é fundamental que os organismos internacionais continuem seu trabalho, aderindo aos padrões de saúde", disse esta semana o embaixador da França na ONU, François Rivasseau, durante uma reunião no Conselho de Direitos Humanos (CDH). "A recuperação é lenta, e estamos começando a nos preocupar", alertou outro diplomata europeu.

Normalmente lotada e muito barulhenta, a cantina dos funcionários da ONU tem sido, nas últimas semanas, um refúgio de paz, assim como o Palácio das Nações que a abriga. A Suíça, que evitou relativamente a pandemia e não impôs confinamento, relaxou as restrições a ela associadas. No início de setembro, dos cerca de 2.900 funcionários do secretariado da ONU em Genebra, uma média de apenas 30% trabalhava nos escritórios diariamente.

Em meados de setembro, a ONU pediu aos funcionários em home office que retornassem à sede, mas com um sistema de rodízio, de forma a não ultrapassar 60% do pessoal presente ao mesmo tempo. O CDH tem sido um dos poucos órgãos da ONU a realizar suas reuniões no Palácio das Nações, graças à tenacidade de sua presidente, a austríaca Elisabeth Tichy-Fisslberger, que estabeleceu um sistema "híbrido". Apenas um representante de cada delegação pode entrar na sala.

A ONU proibiu a realização de dezenas de eventos paralelos, geralmente organizados por ONGs e Estados durante as sessões na sede. "Desta forma, não é tão inclusivo como a Noruega gostaria", disse Trine Heimerback, representante adjunta da missão norueguesa.

Multilateralismo bloqueado

Quanto aos outros órgãos da ONU em Genebra, muitos adiaram suas discussões. "Sobre o desarmamento, por exemplo, as reuniões anuais foram adiadas", informou outra fonte diplomática europeia.

Outros se recusam a negociar e/ou votar on-line por razões técnicas, ou financeiras. Mas há diplomatas que temem que alguns países queiram aproveitar a pandemia para desacelerar as discussões. Globalmente, com o virtual, "há uma vantagem, no que diz respeito à pegada de carbono. Mas também está claro que não poder se sentar juntos não é o ideal para negociações políticas difíceis", disse Heimerback à AFP.

"Existe o risco de paralisia da governança. Em certos casos, as medidas sanitárias aplicadas por alguns organismos internacionais parecem mais rígidas do que as suíças", acrescentou o primeiro diplomata europeu a ser citado. "O multilateralismo parece bloqueado na ausência de uma decisão do secretariado da ONU em Genebra e dos países que são contra", criticou outro diplomata.

Além disso, a ONU também vive uma grave crise de liquidez, com muitos países que não pagaram sua cota anual, o que dificulta a retomada das reuniões. "Ao contrário do que se possa imaginar, as conferências virtuais são, em si, mais caras do que as presenciais", explicou a diretora de Informação da ONU, Alessandra Vellucci.

Cada reunião virtual, ou "híbrida", representa para a ONU custos adicionais de "vários milhares de francos suíços", associados ao uso de plataformas de conferência on-line e legendadas. A tradução também fica mais cara, à medida que os intérpretes se cansam mais rápido.

Em última análise, "as restrições de orçamento e de infraestrutura limitaram a conversão das salas de conferência existentes, e apenas quatro delas podem ser usadas para participação remota em reuniões híbridas", resumiu Vellucci. Devido a essa falta de liquidez, a ONU em Genebra não pode organizar mais de duas reuniões virtuais/híbridas ao mesmo tempo.

Veja também

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem
SAÚDE

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem

Newsletter