Chuvas

Enxurrada em Manaus destrói centro para imigrantes venezuelanos e deixa cinco feridos

Nenhum dos feridos estão em estado grave; houve perda de geladeiras, móveis de escritório e computadores, entre outros danos materiais, além de pertences pessoais

As chuvas causaram suspensão da vacinação no estadoAs chuvas causaram suspensão da vacinação no estado - Foto: Reprodução

Uma forte enxurrada varreu uma instalação da Operação Acolhida, em Manaus, no final da manhã desta segunda-feira (3). Dois militares e três imigrantes venezuelanos ficaram feridos, nenhum em estado grave, segundo o Exército.

Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram água barrenta cobrindo o local, chamado de Pitrig (Posto de Interiorização e Triagem), que funcionava sob grandes tendas. Um muro lateral acabou se tornando uma barragem para a forte correnteza, provocando o aumento do nível da água. Algumas pessoas aparecem agarradas a estruturas.

Houve perda de geladeiras, móveis de escritório e computadores, entre outros danos materiais, além de pertences pessoais, afirmou o comandante da Operação Acolhida em Manaus, o coronel do Exército Arnaldo Bezerra.

Em um prédio anexo, havia cerca de 40 imigrantes venezuelanos que já haviam passado pela triagem e esperam pela interiorização, ou seja, serão levados a outras cidades do país. Eles foram levados a outra base da Operação Acolhida, embora o pequeno edifício não tenha sofrido maiores impactos, de acordo com o coronel Arnaldo.

O Pitrig está situado na av. Torquato Tapajós, no bairro Flores. O trecho costuma alagar com frequência. Em 23 de março do ano passado, uma enchente no mesmo local inundou o motel Eros, do outro lado da via, e clientes tiveram de ser resgatados com bote inflável. As imagens viralizaram na época.

Com as chuvas acima da média neste ano, Manaus está se preparando para a maior inundação já registrada. Na última quinta-feira (29), o rio Negro atingiu a cota de inundação severa, de 29 metros, informou Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), responsável pelo monitoramento.

Veja também

Registro de chuvas acima da média histórica aumenta níveis de barragens da RMR
Água

Registro de chuvas acima da média histórica aumenta níveis de barragens da RMR

Tirar a máscara ou mantê-la? A confusão reina nos Estados Unidos
Polêmica

Tirar a máscara ou mantê-la? A confusão reina nos EUA