Internacional

Equador diz que evitou novos confrontos em presídio onde 44 presos morreram

Conflito na prisão Bellavista foi originado por brigas entre gangues rivais

Policiais do Equador impediram uma nova tentativa de motim no mesmo presídio onde morreram 44 detentos esta semanaPoliciais do Equador impediram uma nova tentativa de motim no mesmo presídio onde morreram 44 detentos esta semana - Foto: Ecuador's National Police / AFP

Policiais e militares do Equador impediram, nesta quarta-feira (11), uma nova tentativa de motim no mesmo presídio onde morreram 44 detentos esta semana, informou o SNAI, organismo responsável pela administração das prisões.

Autoridades "evitam motim" na prisão Bellavista de Santo Domingo, a cerca de 80 km de Quito, apontou o SNAI em sua conta do Twitter.

A entidade acrescentou que, "diante do alerta de possíveis incidentes", a Polícia e as Forças Armadas realizaram operações de controle e que "não foram registradas agitações" dentro do centro carcerário.

Do lado de fora do presídio de Bellavista, havia uma forte presença de militares e policiais em carros e motos, segundo imagens publicadas pela organização na mesma rede social.

Policiais também foram vistos percorrendo o interior dos pavilhões onde os internos estão alojados.

Na madrugada de domingo para segunda-feira (9), 44 presos morreram esfaqueados em suas celas na prisão de Bellavista durante uma briga entre gangues rivais

Este é o sexto massacre em uma prisão no Equador registrado desde fevereiro de 2021, elevando para quase 400 o número de prisioneiros mortos em tumultos violentos dentro das penitenciarias.

Após o violento conflito, 220 detidos fugiram da prisão. As autoridades anunciaram a recaptura de 200 deles e ofereceram uma recompensa de até 5.000 dólares por informações sobre o paradeiro daqueles que seguem fugitivos.

Para conter a violência, o governo do presidente Guillermo Lasso transferiu seis líderes de gangues para dois presídios de segurança máxima.

A rebelião na prisão de Santo Domingo ocorreu um mês após uma semelhante na prisão de El Turi, que deixou 20 mortos.

Veja também

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
CLIMA

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Newsletter