Equipes sobrevoam Litoral Sul em busca de manchas de óleo

A ação ocorreu logo após o aparecimento de manchas em praias alagoanas, localizadas na divisa com o território pernambucano

Mancha de óleo em MaragogiMancha de óleo em Maragogi - Foto: reprodução/Twitter

Para combater a expansão das manchas de óleo para o litoral pernambucano foi criada uma força-tarefa que conta com a participação de órgãos do Governo de Pernambuco e da Marinha do Brasil. Nesta quinta-feira (17), foi detectada mancha nos municípios de Japaratinga e de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas, próximo à divisa com Pernambuco.

Formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Social, Turismo e Lazer, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Defesa Civil, Porto de Suape, Ibama, o grupo especial realizou sua primeira ação na manhã desta quinta-feira (17).

Com um helicóptero da Secretaria de Defesa Social, equipes sobrevoaram o litoral sul do estado. A ação aconteceu logo após o aparecimento de manchas na praia de Japaratinga, localizada nas proximidades da divisa com o território pernambucano. Além do helicóptero, foram utilizadas embarcações da Marinha.

Por volta das 8h, as equipes partiram da sede do Agrupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social (SDS), no Recife, para a divisa de Pernambuco com Alagoas.

Leia também:
Salvador retira 22 toneladas de óleo em apenas 8 h
Petrobras retira mais de 200 toneladas de resíduo oleoso de praias
Prefeitura de Ipojuca instala Comitê de Crise

O sobrevoo deve buscar manchas de óleo em descolamento em direção ao mar pernambucano.

Além das ações de sobrevoo, a Petrobras e a Transpetro disponibilizaram barreiras de contenção, absorção e mantas absorventes. Os equipamentos devem facilitar o controle e a remoção do óleo.

Veja também

Brasil retoma da produção de urânio na Bahia
Urânio

Brasil retoma da produção de urânio na Bahia

Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos
Covid-19

Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos