A-A+

Escadaria desaba em bairro de Camaragibe onde houve deslizamento com sete mortos

Além de Camaragibe, municípios como Goiana, Jaboatão dos Guararapes e Olinda registraram deslizamentos. Não houve vítimas

Chuvas provocam transtornos e alagamentos em OlindaChuvas provocam transtornos e alagamentos em Olinda - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Após o deslizamento de uma barreira na Rua Bom Jesus, que matou sete pessoas na última semana, o Bairro dos Estados, em Camaragibe, registrou mais uma ocorrência na manhã desta segunda (17): uma escadaria na Rua Amendolândia cedeu. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), o número de deslizamentos de barreiras no Estado chegam a 11 até o fim desta manhã. 

Segundo a Defesa Civil de Camaragibe, o desabamento da escadaria não deixou vítimas. O secretário executivo do órgão, Roberto Ferraz, informou que o município, localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), já registra mais de 300 ocorrências nos últimos três dias.

Leia também:
Chuvas causam alagamentos e suspensão de aulas na RMR; veja fotos
17º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenil é adiado por causa das chuvas
Moradores de Camaragibe atingidos pelas chuvas recebem doações; saiba como ajudar

“As áreas ribeirinhas foram as mais atingidas”, informou. “Por mais que realizemos a limpeza do rio, muito lixo ainda se acumulou, o que provocou enchentes em bairros como o do Japão”. Também foram registradas enchentes nos bairros de Aldeia de Baixo, Inabi, Primavera, Nazaré, Tabatinga e Casinhas.

O secretário informou que a população dessas regiões está necessitando de doações de roupas, material de limpeza e higiene, entre outros. “Estamos realizando a limpeza da cidade, já que a água espalhou tudo, e cobrindo as barreiras como solicitado, para evitar futuros deslizamentos”, afirmou.

Defesa Civil 
Em nota, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado informou que 11 deslizamentos de barreiras foram registrados até o momento, mas sem vítimas, nas localidades de Camaragibe, Olinda e São Lourenço da Mata. Ao todo, nove famílias foram desalojadas nessas regiões. A secretaria informou que há equipes atuando em Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A Defesa Civil do Estado permanece em plantão atendendo pelo telefone 199 ou pela nossa Central de Operações 24h no ‪3181-2490‬.‬

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê a continuidade das chuvas com intensidade moderada a forte nas próximas 24 horas. Dentre as regiões atingidas, estão o Agreste, Zonas da Mata Norte e Sul e Região Metropolitana do Recife.


Veja também

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional
Doador de Medula

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil
Coronavírus

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil