Notícias

Escassez de chuva faz Compesa ampliar racionamento em quatro cidades da RMR

34 localidades de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu passam a ter água nas torneiras no esquema de um dia de fornecimento para seis sem água

Sistema de Botafogo está com apenas 18% de sua capacidadeSistema de Botafogo está com apenas 18% de sua capacidade - Foto: Aluísio Moreira/Divulgação

Quatro cidades da área norte da Região Metropolitana terão o rodízio de água ampliado a partir deste sábado (19). Os moradores de 34 localidades distribuídas por Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu terão racionamento de um dia com água para seis sem.

Antes o esquema de fornecimento era de um dia com água para cinco sem. A mudança se deve ao baixíssimo nível do reservatório de Botafogo, causado pela escassez de chuva, que atende esses municípios e corre risco de colapso e foi apresentada nesta sexta-feira (18) pela direção da Compesa. A barragem se encontra com menos de 18% da sua capacidade.

Leia também:
Compesa inicia obras para melhoria de abastecimento de água no Sítio Histórico


O diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, informou que cerca de 500 mil pessoas serão afetadas pelo aumento do rodízio, mas que, infelizmente, essa era a solução emergencial para evitar o colapso do reservatório. “O volume armazenado na barragem de Botafogo obrigou a Compesa a reduzir a vazão captada desse reservatório e, consequentemente, isso gera desequilíbrio entre oferta e demanda fazendo com que a gente amplie a intermitência em quatro cidades da Metropolitana Norte. Isso é para dar sobrevida ao reservatório de Botafogo , nos permitindo chegar no inicio da quadra chuvosa que é em abril”, justificou.

Para se ter uma ideia, o Sistema Botafogo que tinha vazão de 1.130 litros por segundo, sendo 300 somente da barragem. Com o plano de contenção a vazão total terá que ser diminuída para 900 litros por segundo e serão retirados apenas 70 litros por segundo da barragem.

O gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira, informou que as previsões da meteorologia apontam que uma retomada de chuvas para fevereiro, março e abril, mas que não há certeza de que as precipitações caíram no sistema.

“Foi melhor tomar esta atitude agora (de ampliar o rodizio), do que esperar a provisão de chuva. Não há certeza de que vai chover diretamente na bacia de captação”, disse.

Bairros com o novo racionamento:
Olinda: Jardim Brasil, Peixinhos, Vil a Popular, Salgadinho, Sítio Novo, Águas Compridas, Sapucaia, Aguazinha , Alto Nova Olinda, Alto da Bondade, São Benedito e Alto da Conquista.

Paulista: Pau Amarelo, Nossa Senhora da Conceição, Janga, Maranguape I, Maranguape II, Jaguarana, Jardim Paulista, Arthur Lundgreen I e II, Paratibe e Mirueira.

Abre e Lima: Caetés III, Centro, Fosfato, Desterro, Timbó, Alto São Miguel, Matinha, Planalto e Alto Bela Vista.

Igarassu: Centro e Cruz de Rebouças.

Veja também

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

Newsletter