Notícias

Escola no Ibura fecha e famílias protestam

Mães pedem a reabertura do prédio, alegando que a rotina das famílias foi desestruturada

Unidade de ensino que mantinha cerca de 250 alunos  fechou por falta de estrutura. Ana Lúcia do Nascimento  reclama que seu neto não tem o atendimento necessário na nova escolaUnidade de ensino que mantinha cerca de 250 alunos fechou por falta de estrutura. Ana Lúcia do Nascimento reclama que seu neto não tem o atendimento necessário na nova escola - Foto: Alfeu Tavares

O fechamento da Escola Municipal do Ibura, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Recife, causou transtornos no cotidiano das famílias de mais de 250 alunos que estavam matriculados na unidade. Situado na avenida Expedicionário Francisco Vitoriano, o imóvel de dois andares está de portas fechadas desde outubro passado e à espera de um comprador. Enquanto a gestão municipal alega que desativou a escola “por causa de problemas na infraestrutura”, as mães reivindicam a volta da escola. Elas queixam-se que seus filhos foram realocados para escolas distantes, desestruturando a rotina das famílias. Se antes havia uma instituição de ensino bem à porta de suas casas, hoje elas têm que gastar dinheiro com passagem de ônibus para levar seus filhos até a escola atual.

Os netos da dona de casa Ana Lúcia do Nascimento, 55 anos, hoje estudam numa escola no bairro do Ipsep, na Zona Sul. Um deles sofre de transtorno mental e na Escola Municipal do Ibura havia uma professora exclusiva só para acompanhá-lo. Na nova unidade, o neto de 9 anos, é mais um aluno entre tantos outros. “Quando Miguel ficava um pouco alterado, a diretora da escola me ligava para buscá-lo.

Atravessava a rua e ia pegar o meu neto. E agora? Não tem essa facilidade e por ter transtornos mentais, meu neto precisa de um socorro rápido nessas horas. Agora é na sorte”, reclama. É ela quem cuida dos netos enquanto a mãe das crianças trabalha.

A comerciante Maria da Conceição da Silva, 35, foi uma das mães que protestou à época em que a escola fechou as portas. “Será que a Prefeitura (do Recife) não vê que é necessário reativar essa escola? Que ela desestruturou a vida de uma monte de gente?

Todos os meus três filhos estudavam nessa escola e eu me sentia mais segura, porque o acompanhamento era em tempo real. Nosso bairro precisa não só dessa escola, mas de uma creche também”, reivindica.Além dessa unidade, a Escola Municipal Lojistas do Recife, no Km 7, no bairro do Curado, também não funciona mais. Esta, no entanto, fechou as portas em 2015. Juntas, as instituições somavam 467 alunos e ambas atendiam turmas da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Em nota, a Secretaria de Educação do Recife afirmou que parte dos funcionários e estudantes da Escola Municipal do Ibura “foram transferidos para a Escola Municipal Cícero Franklin Cordeiro e os que frequentavam a Escola Municipal Lojistas do Recife para outras unidades de ensino localizadas nas comunidades do entorno”.

Veja também

Pacientes depredam UPA e ferem vigilante no Distrito Federal
Violência

Pacientes depredam UPA e ferem vigilante no Distrito Federal

Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
Direitos

Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes

Newsletter