Covid-19

Especialistas dos EUA recomendam autorização de pílula anticovid da Merck

Espera-se que a pílula Merck se torne o primeiro tratamento oral licenciado para Covid-19 nos Estados Unidos

Pílula anticovid da MSDPílula anticovid da MSD - Foto: AFP/Merck & Co,Inc./Handout

Um painel de especialistas em saúde designado pelo governo dos Estados Unidos respaldou nesta terça-feira (30) a pílula anticovid da Merck para pacientes adultos de alto risco que estão dentro do período de cinco dias desde que sentiram os primeiros sintomas do vírus.

O molnupiravir, já autorizado no Reino Unido, mostrou sua capacidade de reduzir o índice de hospitalizações e mortes entre pacientes de alto risco, quando tomado logo após a contaminação da Covid-19, segundo ensaio clínico.

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), que convocou o comitê, deve conceder uma autorização de uso de emergência em breve, o que significaria que milhões de comprimidos serão estocados nas farmácias para pacientes com prescrição médica.

Com 13 votos a favor da autorização e 10 contra, a apertada votação reflete preocupações sobre uma recente degradação dos resultados que medem a eficácia do tratamento e temores sobre possíveis efeitos prejudiciais.
 

"Foi uma decisão difícil", admitiu Sascha Dublin, do Instituto de Pesquisa da Saúde Kaiser Permanente de Washington.

Na semana passada, a Merck publicou os resultados completos de um ensaio clínico com 1.400 pessoas. De acordo com seus resultados, a pílula reduziu o risco de hospitalizações e morte em 30%, um resultado significativo, mas menos do que os 50% anunciados anteriormente após uma análise com metade dos pacientes.

Espera-se que a pílula Merck se torne o primeiro tratamento oral licenciado para Covid-19 nos Estados Unidos.

O tratamento mais eficaz são os anticorpos monoclonais, que são administrados por infusão e demonstraram reduzir o risco de casos graves em pacientes de alto risco em até 70%.

Preocupação com toxicidade 

O tratamento da Merck é feito em doses de quatro comprimidos, duas vezes ao dia, durante cinco dias, totalizando 40 comprimidos.

O ensaio clínico concluiu que é seguro, com eventos adversos leves, como diarreia e tontura em níveis parecidos entre os grupos que tomaram o placebo e o medicamento.

O molnupiravir atua introduzindo mutações no material genético do coronavírus, inibindo sua capacidade de replicação. Acredita-se que ele pode ser mais resistente a variantes do que anticorpos monoclonais ou vacinas porque não tem como alvo as proteínas em constante mutação na superfície do vírus.

O mecanismo de geração de erros do molnupiravir também levanta preocupações.

Alguns especialistas afirmam que ele pode danificar o DNA de mamíferos, o que por sua vez pode causar câncer ou danos aos espermatozoides. Na apresentação, a FDA apontou que estudos com ratos mostraram que o efeito foi insignificante.

Outra preocupação é que as mutações introduzidas pela pílula possam levar a uma evolução perigosa do mesmo vírus, causando novas variantes. Para a FDA, isso é "apenas uma preocupação teórica atualmente".

O governo dos Estados Unidos se comprometeu a comprar 3,1 milhões de doses de molnupiravir por aproximadamente US$ 2,2 bilhões.

Veja também

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem
SAÚDE

Médico ou médica? Estudo mostra que probabilidade de morte é maior ao ser tratado por homem

Newsletter