Especialistas querem exclusão de ferramenta do Facebook para crianças

"Elas não têm idade suficiente para navegar na complexidade dos relacionamentos online”, afirmou grupo em carta aberta a Zuckerberg

Para especialistas, as crianças não têm maturidade para a complexidade dos relacionamentos onlinePara especialistas, as crianças não têm maturidade para a complexidade dos relacionamentos online - Foto: Reprodução/Pixabay

O Messenger Kids, uma versão do serviço de mensagens do Facebook voltado para crianças menores de 13 anos, virou tema de polêmica entre especialistas e organizações internacionais em saúde infantil. Mais de 100 deles enviaram uma carta aberta a Mark Zuckerberg através do grupo “Commercial-Free Childhood” solicitando a extinção do aplicativo que inclui uma seleção de filtros, emojis, adesivos e GIFs.

Eles acusam a empresa de usar a ferramenta como uma “porta de entrada” para a rede social. "Elas não têm idade suficiente para navegar na complexidade dos relacionamentos online, que muitas vezes levam a mal-entendidos e conflitos, mesmo entre usuários mais maduros. Eles também não têm uma compreensão totalmente desenvolvida da privacidade, incluindo o que é apropriado compartilhar com os outros e quem tem acesso às suas conversas, fotos e vídeos", afirmaram em trecho do comunicado.

Do outro lado, o Facebook, que afirma que a ideia foi criar uma ferramenta segura para que a garotada se comunique com o consentimento dos pais. Mas o que dizer de uma criança de quatro anos “conversando” em seu próprio perfil? A resposta fica para cada educador.

Ministro Meirelles no Facebook
O ministro da Fazenda Henrique Meirelles está agora no Facebook. Pelos dados postados no perfil do ministro, que quer ser o nome do governo na disputa pela Presidência neste ano, apesar de não assumir isso publicamente, o Brasil parece viver sem inflação, com PIB em crescimento constante e indústrias a todo vapor. Ao sair de lá o visitante tem até vontade de ir ao supermercado e lotar o carrinho de compras ou adquirir um pacote turístico para o exterior (//facebook.com/hmeirellesoficial).

BANDA LARGA FIXA > Segundo dados divulgados esta semana pela Anatel, entre janeiro e dezembro de 2017, se comparado ao mesmo período do ano anterior, foram adicionados ao sistema 1,91 milhão de novos contratos de banda larga fixa no País. Um crescimento de 7,15% em relação a 2016.

PROVEDORES REGIONAIS > A expansão da banda larga no Brasil, ainda de acordo com estudo da Anatel, foi puxada pelos provedores regionais, responsáveis por 1,28 milhão de novos contratos, aumento de 43,72%. Foram 4,21 milhões de contratos ativos neste seguimento no final do ano de 2017. Dessa forma, dobrou o crescimento quando comparado à entrada de 591,35 mil novos contratos em 2016.

Leia também:
Ação aponta realidade de ofensas vivida pelas mulheres nos games
A hora é de focar no e-commerce; você sabe como?
Uso de eletrônicos antes de dormir pode deixar usuários mirins doentes


FEST GAMES > A segunda edição do Fest Games, evento gratuito realizado pelo Vitoria Park Shopping em parceria com a Nagem, termina no próximo sábado (03). Até lá, os gamers de Vitória de Santo Antão continuam com opções que vão de free play diário de Fifa a torneios de Just Dance. Haverá premiação para os que se destacarem.

FÉRIAS > Chegou a vez das minhas. Por conta disso, esta coluna semanal retorna na edição do dia 14 de março. Até lá!

Veja também

Astronauta estadunidense vota do espaço
Eleições EUA

Astronauta estadunidense vota do espaço

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação
Folha Pet

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação