Coronavírus

Estado do Rio tem a maior queda de óbitos e internações por covid-19

É a primeira vez, desde o início da edição do mapa de risco, que todas as regiões foram classificadas na bandeira amarela (risco baixo para a doença)

Teste para detecção do coronavírus Teste para detecção do coronavírus  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Mapa de Risco da Covid-19, divulgado hoje (15) mostra a melhor avaliação epidemiológica do estado do Rio de Janeiro desde a sua primeira edição, publicada em 8 de julho do ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em duas semanas, o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caiu 40%, enquanto o de óbitos caiu 39%.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, essa é a primeira vez, desde o início da edição do mapa de risco, que todas as regiões foram classificadas na bandeira amarela (risco baixo para a doença). “É também a sétima semana consecutiva com a classificação geral do estado na bandeira amarela.

Importante explicar que o nosso estudo não avalia apenas internações e óbitos. O levantamento conta também com análise sobre os indicadores precoces, como a capacidade instalada da rede SUS, o número de atendimentos nas unidades de emergência e a taxa de ocupação. Graças à vacinação, vivemos nosso melhor momento desde o início da pandemia.”

Vacinação

Entre 12 de setembro e 2 de outubro, período que compreende as semanas epidemiológicas 39 e 37, foram aplicadas 2.088.923 de doses das vacinas contra o coronavírus, e também iniciada a aplicação das doses de reforço para idosos e profissionais de saúde. Com o avanço da campanha e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda progressiva. A de unidades de tratamento intensivo (UTIs) passou de 45%, no levantamento anterior, para 41%; e a de enfermaria, de 23% para 21% - as menores desde o início deste ano. Alguns leitos estão sendo revertidos para tratamentos de outras especialidades.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Veja também

Pais de atirador em escola dos EUA se declaram inocentesTIROTEIO

Pais de atirador em escola dos EUA se declaram inocentes

Ministério da Saúde oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo BrasilOPORTUNIDADE

Ministério da Saúde oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil