Coronavírus

Pernambuco recebe na noite desta segunda (10) 2º lote com 46.800 doses da vacina da Pfizer/BioNTech

O primeiro lote chegou ao Estado na última segunda (3), com 17.550 doses

Vacina da PfizerVacina da Pfizer - Foto: Martin Bureau/AFP

O segundo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech chega em Pernambuco - a previsão é às 21h desta segunda-feira (10). As 46.800 doses chegarão em sete caixas térmicas ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Em seguida, serão levadas para acondicionamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e ficarão disponíveis para os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife. 

A orientação é que o imunizante seja aplicado nas grávidas e gestantes com comorbidades, além das pessoas com comorbidades. Este será o segundo lote desse fabricante encaminhado ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS). O primeiro lote chegou ao Estado na última segunda (3), com 17.550 doses. 

O insumo está sendo armazenado no Programa Estadual de Imunização em freezers específicos, que mantêm as vacinas na temperatura correta, entre -25°C e -15°C, podendo permanecer assim por até duas semanas. 
 



Ao entregar às cidades, o imunizante deve ser guardado em temperatura entre 2° C e 8° C, mas somente por, no máximo, cinco dias. Após aberto o frasco, o prazo para utilização de todo o conteúdo, com seis doses, é de seis horas. Lembrando que, por orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser feita três meses após a primeira.

"Pelas especificações técnicas desse fabricante, vamos manter as doses entre as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, conforme pactuado anteriormente com o Governo Federal, Estado e municípios. O Programa Estadual de Imunização tem feito a guarda das vacinas e, sempre que solicitado, repassa ao ente municipal, além de reforçar a importância do planejamento para uso correto e dentro do prazo preconizado de todas as doses disponibilizadas", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Com mais essa remessa, Pernambuco somará o recebimento de 3.182.580 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.830.160 da Coronavac/Butantan, 1.288.070 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech. 

Já estão sendo imunizados nesta campanha todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.

 

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter