Vandalismo

Estátua de Ariano Suassuna amanhece depredada, na Rua da Aurora

Momumento em homenagem ao poeta foi exposto às margens do Rio Capibaribe em 2017

A estátua foi retirada para ser recuperadaA estátua foi retirada para ser recuperada - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Uma estátua em homenagem ao escritor Ariano Suassuna amanheceu depredada, nesta segunda-feira (21), na Rua da Aurora, área central do Recife. O monumento de 1,8 metro, feito de concreto, foi quebrado na altura dos pés e estava caída ao chão. 

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi até o local e retirou a escultura. O monumento, produzido pelo artista Demétrio Albuquerque e exposto às margens do Rio Capibaribe em 2017, faz parte do Circuito da Poesia, que homenageia poetas importantes para o Recife, como Capiba, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, entre outros,  com 16 estátuas espalhadas por todo o centro da cidade. 



Por ano, ainda segundo a Emlurb, são gastos aproximadamente R$ 2 milhões com reparos de monumentos, pontos e edificações depredadas. Em nota, a autarquia informou que está realizando um levantamento dos serviços que serão necessários para a recuperação da estátua de Ariano Suassuna e dos custos desses reparos, mas ainda não concluiu. 

Contudo, a estátua já tem data para voltar ao seu lugar. De acordo com a Emlurb, a previsão é de que a estátua seja reposta dentro de 15 dias. A instituição também informou que os atos de vandalismo, quando flagrados pela população, podem ser denunciados por meio do telefone 156. 

A Polícia Civil informou que equipes estão nas ruas para tentar identificar os suspeitos e que um inquérito foi instaurado. O caso está sendo investigado pela Delegacia da Boa Vista, sob o comando da Delegada Alessandra Ramos.

 

Veja também

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020
Mundo

Jornalista mexicano é assassinado na fronteira com os EUA, o sexto em 2020

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea
Universo

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea