Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
mulheres

Estoque de anticoncepcionais gera impasse diplomático entre Bélgica e EUA

A decisão sobre os anticoncepcionais ilustra as novas diretrizes políticas de Washington

Estoque de anticoncepcionais gera impasse diplomático entre Bélgica e EUA.Estoque de anticoncepcionais gera impasse diplomático entre Bélgica e EUA. - Foto: Divulgação

A Bélgica insta os Estados Unidos a "evitarem o desperdício" que significaria a destruição de um estoque de anticoncepcionais femininos que atualmente se encontra em seu território e que originalmente estava destinado a países africanos.

"Continuamos defendendo vigorosamente a via diplomática para evitar o desperdício", declarou à AFP, nesta sexta-feira (5), o ministro belga de Relações Exteriores, Maxime Prévot.

A administração americana, proprietária desse estoque armazenado no norte da Bélgica, indicou, em meados de julho, sua intenção de destruí-lo, provocando o protesto generalizado de ONGs e associações feministas.

Um porta-voz do Departamento de Estado americano explicou que foi tomada a decisão de "destruir determinados produtos anticoncepcionais abortivos provenientes de contratos da USAID da era Biden, que foram rescindidos".

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foi quase totalmente desmantelada pelo governo do republicano Donald Trump desde que ele voltou à Casa Branca, em janeiro, após o mandato do democrata Joe Biden.

A decisão sobre os anticoncepcionais ilustra as novas diretrizes políticas de Washington, com uma forte redução do apoio a programas que promovem o planejamento familiar ou o aborto.

O chanceler belga, Maxime Prévot, indicou que parte dos produtos armazenados na Bélgica e pertencentes aos Estados Unidos, entre eles implantes e DIUs, foram deslocados do depósito original e que as más condições de armazenamento também poderiam alterar seu estado.

Segundo o ministro, a diplomacia belga está "ofendida" com esta situação há várias semanas.

"Tanto aqui, na embaixada americana, quanto lá, diretamente em Washington, interviemos para dizer: 'De acordo, vocês mudam de política, lamentamos, mas, por favor, ao menos permitam que o que já foi comprado chegue aos destinatários adequados'", enfatizou.

Segundo várias fontes, estes produtos têm um valor estimado em quase 10 milhões de dólares (53 milhões de reais).

Veja também

Newsletter