Astronautas

EUA adia de 2025 para 2026 planos para voltar a levar astronautas à Lua

A missão Artemis 2, tripulada, mas sem pousar na Lua, foi adiada de final deste ano para setembro de 2025

Peregrine está programado para pousar na Lua em 23 de fevereiroPeregrine está programado para pousar na Lua em 23 de fevereiro - Foto: Reprodução/Internet

Os Estados Unidos adiarão de 2025 para 2026 seus planos de levar novamente astronautas à superfície da Lua na missão Artemis 3, anunciou nesta terça-feira (9) o gerente da Nasa, Bill Nelson.

Artemis, nomeada assim pela irmã de Apolo na mitologia grega, foi anunciada oficialmente em 2017 como parte dos planos da agência espacial dos Estados Unidos para estabelecer uma presença permanente na Lua e aplicar os conhecimentos adquiridos lá em uma futura viagem a Marte.

Sua primeira missão, chamada Artemis 1, um voo não tripulado de ida e volta até a Lua, foi realizada em 2022 após vários atrasos.

A missão Artemis 2, tripulada, mas sem pousar na Lua, foi adiada de final deste ano para setembro de 2025, disse Nelson à imprensa.

E a Artemis 3, na qual, pela primeira vez em mais de 50 anos, duas pessoas colocarão os pés no polo sul da Lua, agora ocorrerá em setembro de 2026.

“A segurança é nossa principal prioridade”, lembrou o diretor da Nasa, que anunciou “mais tempo para trabalhar no desenvolvimento” do projeto Artemis.

A Nasa também busca construir uma estação espacial lunar chamada Gateway, que abrigará naves espaciais em missões posteriores.

A empresa SpaceX, do magnata Elon Musk, ganhou o contrato para o desenvolvimento de um sistema de pouso para o Artemis 3, baseado em uma versão de seu protótipo do foguete Starship, ainda longe de estar pronto após dois testes orbitais mal sucedidos.

Os atrasos na Starship têm efeitos em cascata, pois o contratante das trajetórias espaciais precisa saber como eles respondem na espaçonave, e é necessário construir simuladores para que os astronautas aprendam a operar seus sistemas.

Veja também

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença
Prevenção

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social
Rede Social

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social

Newsletter