EUA aprova teste para Covid-19 com saliva coletada em casa

A FDA do país diz que autorizar testes adicionais fará com que um maior número de pessoas consiga diagnóstico

Material coletado para teste do novo coronavírusMaterial coletado para teste do novo coronavírus - Foto: Philip Fong/AFP

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (8) o primeiro teste de diagnóstico de coronavírus usando amostras de saliva coletadas em casa. O teste, ao qual a FDA concedeu uma autorização de uso emergencial, foi desenvolvido pelo Laboratório Rutgers Clinical Genomics.

A agência aprovou no mês passado um teste de diagnóstico para Covid-19 com a opção de coleta domiciliar usando amostras retiradas do nariz dos pacientes com um cotonete.

"Autorizar testes de diagnóstico adicionais com a opção de coleta de amostras em casa continuará a aumentar o acesso de pacientes aos testes de Covid-19," afirmou em comunicado o comissário da FDA, Stephen Hahn.

"Isso fornece uma opção adicional para uma coleta fácil, segura e conveniente de amostras necessárias para testes sem precisar ir a um consultório, hospital ou local de teste."

Leia também:
Cientistas mapeiam coronavírus em morcegos em ação contra novas epidemias
Trump diz que EUA terá vacina contra coronavírus até o fim deste ano


O teste do Rutgers é prescrito apenas para o momento. O paciente coleta uma amostra de saliva usando o kit de autocoleta e envia para teste no laboratório Rutgers, atualmente o único local que usa amostras de saliva para testar coronavírus, informou a FDA.

A FDA autorizou mais de 80 testes da Covid-19, a maioria realizados por laboratórios privados ou instalações de pesquisa. "Oferecer mais opções para a coleta de amostras em casa é um importante avanço nos testes de diagnóstico durante essa emergência de saúde pública," afirmou Hahn.

Em 20 de abril, a FDA autorizou uma das maiores redes privadas de laboratórios dos EUA, a LabCorp, a analisar amostras nasais coletadas por pacientes em casa.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Após críticas, Ministério da Saúde retira do ar aplicativo que indicava remédios sem eficácia
Coronavírus

Após críticas, Ministério da Saúde retira do ar aplicativo que indicava remédios sem eficácia

Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta-feira (22)
Covid-19

Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta-feira (22)