Vacinação

EUA começará a vacinar crianças de 5-11 anos contra Covid-19 em novembro

Especialistas afirmam que vacinar crianças é essencial para ajudar a alcançar a imunidade da população contra a doença

Vacinação realizada pela Prefeitura do RecifeVacinação realizada pela Prefeitura do Recife - Foto: Richardson Martins/PCR

Os Estados Unidos pretendem começar a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 a partir de novembro - anunciou o governo de Joe Biden nesta quarta-feira (20).

Mais de 28 milhões de pessoas poderão ser imunizadas no país. 

"Nossos esforços de planejamento significam que estaremos preparados para começar a aplicar vacinas nos dias posteriores a uma recomendação final dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC)", informou a Casa Branca, referindo-se à principal agência federal de saúde pública do país. 

No início deste mês, o laboratório farmacêutico Pfizer solicitou autorização para aplicar sua vacina anticovid nesta faixa etária, e a questão será debatida por dois painéis de especialistas.

O primeiro deles, convocado pela FDA (órgão regulador de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos), reúne-se na próxima semana; e o segundo, convocado pelo CDC, em 2 e 3 de novembro. A expectativa é que a agência faça sua recomendação pouco depois.

Durante um ensaio clínico, crianças de 5 a 11 anos receberam duas doses de 10 microgramas, em comparação com 30 microgramas para os grupos de idade mais avançada. As injeções foram administradas com 21 dias de intervalo.

A vacina desenvolvida pela aliança Pfizer/BioNTech recebeu aprovação total da FDA para pessoas com idades a partir dos 16 anos. Em maio, a mesma agência autorizou seu uso de emergência em adolescentes de 12 a 15 anos de idade. 

Especialistas afirmam que vacinar crianças é essencial para ajudar a alcançar a imunidade da população contra a doença. 

Embora as crianças menores tenham menos probabilidade de desenvolver casos graves da covid-19, elas ainda podem ficar doentes e transmitir o vírus para o restante da população.  

No país, a confiança nas vacinas aumentou nos últimos meses. 

Até esta quarta-feira, 77,1% da população atualmente elegível, de 12 anos de idade em diante, recebeu uma ou mais doses da vacina anticovid.

Veja também

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda
estudo

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda

Newsletter