Covid

EUA devem autorizar vacina para menores de 5 anos no próximo mês, diz médico da Casa Branca

Segundo o canal de TV americano CNBC, Fauci disse que sua esperança é que a FDA aprove a vacina para esta faixa etária no próximo mês

Casa BrancaCasa Branca - Foto: Karen Bleier/AFP

O principal conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, disse na quarta-feira que a Food and Drug Administration (FDA, órgão americano semelhante à Anvisa no Brasil) pode aprovar a vacina da Pfizer-BioNTech para crianças menores de 5 anos no próximo mês.

Segundo o canal de TV americano CNBC, Fauci disse que sua esperança é que a FDA aprove a vacina para esta faixa etária no próximo mês e "não muito depois disso", mas afirmou que não podia garantir a aprovação do imunizante.

Pesquisador e chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Fauci disse ainda que as crianças mais novas provavelmente precisarão de três doses, porque duas injeções não induziram uma resposta imune adequada naquelas com idade entre 2 e 4 anos, de acordo com os ensaios clínicos da Pfizer.

A Pfizer planeja enviar dados à FDA no primeiro semestre de 2022 se o estudo de três doses for bem-sucedido, conforme a empresa anunciou em dezembro. A farmacêutica disse que não identificou nenhuma preocupação de segurança com as doses de vacina de três microgramas em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Os adultos recebem duas doses de 30 microgramas cada como parte de sua série primária de injeções.

Nos EUA, as crianças com menos de 5 anos são particularmente vulneráveis neste momento porque são a única faixa etária que atualmente não é elegível para a vacinação. As hospitalizações de crianças com Covid estão aumentando à medida que a variante ômicron, que é altamente contagiosa, se espalhou rapidamente pelo país no mês passado.

Veja também

Milan vence Sassuolo (3-0) e é campeão italiano pela 19ª vez
Italiano

Milan vence Sassuolo (3-0) e é campeão italiano pela 19ª vez

Prefeitura intensifica vacinação contra gripe e sarampo no Shopping Boa Vista
Recife

Prefeitura intensifica vacinação contra gripe e sarampo no Shopping Boa Vista