Pernambuco

Pernambuco discute parcerias na economia e na educação com os EUA

O embaixador e a cônsul geral dos Estados Unidos foram recebidos pelo governador Paulo Câmara

Paulo Câmara recebe embaixador dos EUAPaulo Câmara recebe embaixador dos EUA - Foto: Heudes Regis/SEI

Parcerias nos campos da economia e da educação foram discutidas entre Pernambuco e os Estados Unidos nesta terça-feira (22), no Recife. O governador Paulo Câmara recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, que, em sua primeira visita oficial ao Estado, apresentou a nova cônsul geral no Recife, Jessica Simon. Durante a conversa, foram debatidas formas de cooperação no cenário pós-pandemia. As potencialidades de Pernambuco nas áreas dos polos automotivo, de confecções, informática e fruticultura irrigada foram apresentadas para os diplomatas, assim como propostas para a ampliação do programa Ganhe o Mundo. 

"Combinamos de aprofundar as parcerias e buscar cada vez mais um conjunto de ações favoráveis a Pernambuco em áreas que são muito importantes para o nosso futuro. Seja na economia, na segurança pública ou na educação. O governo americano é um parceiro do Ganhe o Mundo. O embaixador e a nova cônsul se mostraram muito animados com a possibilidade de ampliar essas relações do aprendizado da língua inglesa em Pernambuco", destacou o governador Paulo Câmara.

No encontro, as equipes de Relações Internacionais do Estado e do Consulado Geral participaram do início da elaboração de um Memorando de Entendimento (MOU) nas áreas de Educação, Segurança e Desenvolvimento Econômico. Participaram da reunião também o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fernando Cerqueira, e os secretários Fred Amancio (Educação e Esportes), Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico) e Antônio de Pádua (Defesa Social). 

Nova cônsul geral no Recife

 

 Nova cônsul geral no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. Jessica Simon



A visita também serviu tamém para apresentar a nova cônsul geral dos Estados Unidos no Recife. Jessica Simon, escolhida para o cargo, tem uma extensa carreira diplomática e já atuou como cônsul de diplomacia pública no Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro. 

Em sua experiência, Jessica serviu como diretora assistente de comunicação no escritório do representante especial para o Afeganistão e o Paquistão. Seu trabalho também passou pelas embaixadas dos Estados Unidos em Tel Aviv (Israel) e Cabul (Afeganistão).

A nova cônsul tem bacharelado em Psicologia, pela Tufts University, e mestrado em Relações Internacionais, pela Georgetown University. Ela fala português, espanhol, hebraico e um pouco de dari (persa afegão). Antes de ingressar no Departamento de Estado, Jessica trabalhou como oficial de programa no escritório do Partners of the Americas, em Washington, e como professora de inglês no programa WorldTeach na Costa Rica.



 

 

Veja também

Ibama diz ter R$ 19 mi em pendências e interrompe ação de brigadistas em combate a incêndios
meio ambiente

Ibama diz ter R$ 19 mi em pendências e interrompe ação de brigadistas em combate a incêndios

Barroso diz que plano de proteção a índios contra Covid é 'genérico e vago'
Coronavírus

Barroso diz que plano de proteção a índios contra Covid é 'genérico e vago'