Coronavírus

EUA enfrenta novo aumento dos casos de coronavírus; Trump aposta em vacinas

Presidente norte-americano se negou a considerar um novo confinamento geral

Coronavírus nos Estados UnidosCoronavírus nos Estados Unidos - Foto: Mark RALSTON / AFP

A maior cidade dos Estados Unidos, Nova York, prepara-se para fechar suas escolas ante o novo avanço da Covid-19, mas o presidente Donald Trump se negou nesta sexta-feira a considerar um novo confinamento geral, apostando na distribuição de uma vacina a curto prazo.

As medidas de restrição, assim como as colocadas em prática na Europa nas últimas semanas, parecem, contudo, dar resultado. No Velho Continente, a pandemia está dando mostras de um certo enfraquecimento. Os Estados Unidos, país mais atingido pela pandemia, registraram nesta sexta-feira 188.858 novos casos e 1.596 falecimentos, de acordo com um levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Nova York, cidade americana mais afetada na primeira onda da pandemia, tem resistido à segunda, mas o número de testes positivos, que vinha se mantendo perto de 1%, aumenta agora diariamente e superou hoje a barreira crítica de 3% pela primeira vez.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou o fechamento de bares e restaurantes às 22h a partir desta sexta-feira. A maioria dos estabelecimentos já estava fechando antes da meia-noite na cidade.

O prefeito Bill de Blasio, que determinou a reabertura parcial das escolas públicas no fim de setembro, pediu aos pais que "se preparem" para o fechamento dos estabelecimentos na próxima segunda-feira.

Preocupação antes do feriado de Ação de Graças 

Nova York parece hoje uma fortaleza sitiada, já que o vírus se propaga a toda velocidade no restante do país, onde o número de novos casos diários segue aumentando e superou 134 mil ontem, segundo a Universidade Johns Hopkins. O número de internados também se encontra no nível mais elevado desde o começo da pandemia, superando 67 mil, segundo o Covid Tracking Project.

"Teremos que fechar tudo", advertiu hoje o epidemiologista de Harvard Michael Mina. "Caso contrário, ou se não buscarmos outra saída, o feriado levará a uma nova explosão em massa dos casos."

Em seu primeiro pronunciamento público desde o anúncio de sua derrota nas eleições presidenciais, no último sábado, Donald Trump descartou essa hipótese. "Com sorte, aconteça o que acontecer no futuro, quem sabe qual será o governo, acho que o tempo dirá, mas eu posso lhes dizer que este governo não irá adotar um confinamento", reforçou.

O presidente garantiu que a distribuição das primeiras doses de uma vacina para as pessoas que estão no grupo de risco acontecerá "em questão de semanas".

O anúncio feito pelos laboratórios Pfizer e BioNTech de que sua vacina em teste apresenta 90% de eficácia gerou esperança. "Trabalharemos para dar a eles uma autorização de emergência, que chegará muito rápido e, então, meu governo poderá coordenar a distribuição da vacina", reforçou Trump.

Moncef Slaoui, diretor médico da Operação Warp Speed, que coordena a estratégia de vacinação do governo federal contra o vírus, declarou, mais tarde, esperar que cerca de 20 milhões de americanos possam se vacinar em dezembro.

Estabilização na Europa 

Os Estados Unidos seguem sendo o país com maior número de mortos, à frente de Brasil e Índia. Mas com 284 mil novos casos diários, a Europa é a região que registra mais infectados, embora a pandemia pareça ter se estabilizado naquele continente (+1%), após a adoção generalizada de medidas de confinamento.

Autoridades de quase todos os países europeus, no entanto, descartam um relaxamento das medidas de restrição. Apesar dos sinais de desaceleração na Alemanha, a chanceler Angela Merkel estimou que a pandemia irá se prolongar "por, pelo menos, todo o inverno".

A França, um dos epicentros da segunda onda, também experimenta uma desaceleração dos contágios. Já na Itália a situação piora em várias das 20 regiões do país, como em Nápoles, onde os hospitais estão lotados e pacientes eram atendidos em seus carros, enquanto outros morriam em ambulâncias.

Salvo na Oceania, um crescimento dos casos também é observado no Oriente Médio (+12% de infectados por dia), na África (+10%), Ásia (+2%) e na região América Latina e Caribe (+12%).

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter