segurança

EUA enviam submarino nuclear à Coreia do Sul enquanto Pyongyang dispara mísseis

Demonstração de força tem objetivo de reforçar a segurança do aliado asiático contra um eventual ataque nuclear da Coreia do Norte

O presidente dos EUA, Joe BidenO presidente dos EUA, Joe Biden - Foto: Samuel Corum/ AFP

Os Estados Unidos enviaram à Coreia do Sul um submarino com propulsão nuclear e mísseis guiados pela primeira vez em seis anos, em uma demonstração de força com o objetivo de deter a Coreia do Norte de ataques militares.

O USS Michigan atracou em uma base naval na cidade de Busan, no sul, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul nesta sexta-feira. Segundo comunicado, o submarino está lá para treinamento conjunto entre os aliados com o objetivo de “responder ao avanço da ameaça norte-coreana”.

Os EUA já haviam enviado o submarino para a Coreia do Sul em 2017, uma demonstração de força quando as tensões com a Coreia do Norte aumentavam. O USS Michigan, lançado em 1980, foi construído para transportar mísseis balísticos lançados por submarinos Trident, de acordo com a Marinha dos EUA. A Coreia do Sul afirma que é um dos maiores submarinos do mundo e pode ser armado com mais de 150 mísseis de cruzeiro Tomahawk.

O envio ocorre depois que o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, obteve garantias durante uma cúpula com Joe Biden, em abril, para fortalecer medidas de dissuasão conjuntas, incluindo implantações mais regulares de submarinos com armas nucleares. As exibições militares dos EUA podem servir como um lembrete do aviso que Biden emitiu ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, de que um ataque nuclear da Coreia do Norte seria "suicida".

Kim desafiou os EUA e os países vizinhos, disparando dois mísseis balísticos de curto alcance na noite de quinta-feira, enquanto seu regime protestava contra exercícios massivos de fogo real entre os EUA e a Coreia do Sul, que terminaram esta semana ao sul da fronteira que divide as duas Coreias.

Veja também

Sono afeta o risco de demência em pessoas com mais de 40 anos
ciência

Sono afeta o risco de demência em pessoas com mais de 40 anos

Prouni 2º semestre: inscrições começam na próxima terça-feira (23)
educação

Prouni 2º semestre: inscrições começam na próxima terça-feira (23)

Newsletter