Vacinas

EUA expressa apoio a suspender patentes de vacinas anticovid

Segundo a representante comercial do país, Katherine Tai, as circunstâncias extraordinárias da pandemia exigem medidas extraordinárias

Representante comercial dos Estados Unidos, Katherine TaiRepresentante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai - Foto: Sarah Silbiger / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O governo do presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio a uma suspensão geral da proteção de patentes para as vacinas contra a covid-19 a fim de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo.

Embora os direitos de propriedade intelectual para as empresas sejam importantes, Washington "apoia a isenção destas proteções para as vacinas para a covid-19", disse a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, em um comunicado. 

"Trata-se de uma crise sanitária mundial e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de covid-19 exigem medidas extraordinárias", acrescentou.

Índia e África do Sul estão exigindo a liberação temporária de patentes de vacinas para acelerar a produção, mas alguns países são contra, incluindo a França, que defende o aumento das doações para as nações mais desfavorecidas.

As poderosas empresas farmacêuticas, por sua vez, se opõem em todo o mundo à suspensão de suas patentes, sob o argumento de que isso desencorajaria a realização de pesquisas caras.

Tai reconhece que as negociações na OMC "levarão tempo, considerando o caráter consensual da instituição e a complexidade das questões em jogo".

"O objetivo (...) é fornecer o máximo de vacinas seguras e eficazes ao máximo de pessoas o mais rápido possível", insistiu Tai, em meio a um avanço generalizado da pandemia, especialmente na Índia.

"O governo continuará a intensificar seus esforços, em colaboração com a iniciativa privada e todos os potenciais parceiros, para ampliar a fabricação e a distribuição de vacinas", acrescentou a embaixadora.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter