Infecção

EUA investigam relação entre manteiga de amendoim e surto de salmonella

Análise do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano indica que quatro a cada cinco pessoas relataram consumir especificamente diferentes variedades do produtor da marca Jif antes de adoecer

EUA investigam casos de salmonella relacionados com consumo de manteiga de amendoim da marca Jif EUA investigam casos de salmonella relacionados com consumo de manteiga de amendoim da marca Jif  - Foto: Reprodução/Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), junto com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e órgãos estaduais e locais, investiga um surto de infecções por bactérias do tipo Salmonella Senftenberg, relacionadas a certos produtos de manteiga de amendoim da marca Jif, produzidos na cidade de Lexington, em Kentucky.

A FDA emitiu um alerta à população para não comer, servir ou vender a referida manteiga de amendoim.

"A revisão das informações epidemiológicas do CDC indica que cinco em cada cinco pessoas relataram consumir manteiga de amendoim, e quatro entre cinco pessoas relataram consumir especificamente diferentes variedades de manteiga de amendoim da marca Jif antes de adoecer", informou a agência reguladora, que atua de forma semelhante à Anvisa no Brasil.

Uma análise de sequenciamento do genoma inteiro (WGS) numa amostra coletada nas instalações da fábrica mostrou que ela corresponde à cepa que causa doenças neste surto atual.

"Evidências epidemiológicas indicam que a manteiga de amendoim da marca Jif produzida nas instalações da J.M. Smucker Company localizada em Lexington, KY, é a causa provável das doenças neste surto", acrescentou.

Veja as principais mentiras que circulam no país: mercado de fake news sobre saúde lucra milhões e coloca pessoas em risco

Segundo a FDA, a empresa fez recolheu voluntariamente certos produtos da marca Jif dos lotes suspeitos. A investigação segue em andamento.

Caso a manteiga de amendoim dos lotes suspeitos tenha entrado em contato com utensílios ou superfícies, a FDA e o CDC recomendam higienização de tais objetos e móveis com água quente e sabão. Se houver o produto em casa, o conselho dado pela autoridade é jogá-lo fora. De acordo com o CDC, muitos tipos e tamanhos de embalagens foram recolhidos, incluindo cremoso, crocante, natural e com baixo teor de gordura.

Em caso de aparecimento dos sintomas, geralmente a partir de 6 horas até 6 dias após a ingestão da bactéria, é indicado procurar atendimento médico. Eles podem ser: diarreia, febre acima de 38 graus, vômito e sinais de desidratação, como urinar pouco, sentir boca e garganta secas e sensação de tontura ao se levantar.

Algumas pessoas – especialmente crianças com menos de 5 anos, adultos com 65 anos ou mais e pessoas com sistema imunológico enfraquecido – podem apresentar doenças mais graves que requerem tratamento médico ou hospitalização.

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter