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EUA pede mais de US$ 100 milhões dos responsáveis pelo cargueiro que destruiu ponte em Baltimore

A ação civil contra as empresas Grace Ocean Private e Synergy Marine Private foi apresentada no tribunal distrital de Maryland

Uma seção da Francis Scott Key Bridge repousa na água ao lado do navio porta-contêineres Dali em Baltimore em 13 de maio de 2024, após as equipes realizarem uma demolição controlada.Uma seção da Francis Scott Key Bridge repousa na água ao lado do navio porta-contêineres Dali em Baltimore em 13 de maio de 2024, após as equipes realizarem uma demolição controlada. - Foto: Roberto Schmidt / AFP

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou nesta quarta-feira (18) uma ação judicial para cobrar mais de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 550 milhões) ao proprietário e operador singapurenses do cargueiro que destruiu uma ponte em Baltimore.

O navio denominado "Dali", com bandeira de Singapura e 300 metros de comprimento, colidiu com a ponte Francis Scott Key em 26 de março, causando o desabamento da instalação e as mortes de seis trabalhadores que nela estavam.

A ação civil contra as empresas Grace Ocean Private e Synergy Marine Private foi apresentada no tribunal distrital de Maryland.

"O Departamento de Justiça está comprometido em garantir a responsabilização daqueles responsáveis pela destruição da ponte Francis Scott Key", disse o procurador-geral americano, Merrick Garland, em uma declaração.

A ação visa recuperar mais de 100 milhões de dólares em custos incorridos em resposta ao desastre, além de remover toneladas de destroços resultantes da colisão, acrescentou.

O navio porta-contêineres perdeu potência ao sair do porto de Baltimore em direção ao Sri Lanka e colidiu com uma coluna de suporte da ponte Francis Scott Key.

A ação ocorre após Grace Ocean e Synergy Marine terem tomado ações legais por conta própria no início do ano, buscando limitar sua responsabilidade a 44 milhões de dólares (R$ 241 milhões).

O Departamento de Justiça não pede danos e prejuízos por eventuais custos na reconstrução da ponte, pelos quais o estado de Maryland provavelmente apresentará uma ação separada.

O canal de Fort McHenry, que leva ao porto de Baltimore, um centro-chave para a indústria automobilística, reabriu à navegação comercial em 10 de junho.

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