EUA x China

EUA promete medidas contra o TikTok 'nos próximos dias'

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que redes como WeChat e TikTok enviam diretamente dados ao Partido Comunista Chinês

Mike PompeoMike Pompeo - Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Ima

O presidente americano, Donald Trump, passará à ação "nos próximos dias" contra o aplicativo TikTok e outros ligados a empresas chinesas, informou, neste domingo (2), o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.  

"O presidente Donald Trump disse 'chega' (...) e, então, tomará medidas nos próximos dias em resposta aos diversos perigos para a segurança nacional que representam os programas informáticos ligados ao Partido Comunista Chinês", afirmou o chefe da diplomacia americana à emissora Fox News.  

Mais cedo, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, havia alertado, em entrevista à emissora ABC, que o TikTok devia ser vendido ou bloqueado nos Estados Unidos, devido às inquietações que gera sobre a segurança nacional. Após semanas de ameaças e pressões, o governo republicano eleva o tom contra a rede social internacional de propriedade do grupo chinês ByteDance. 

Em um contexto de tensões políticas e comerciais com a China, Washington afirma que o TikTok pode ser usado pela Inteligência chinesa com fins de espionagem, acusações que a empresa sempre negou, assim como nega ter compartilhado dados com Pequim. 

"Não vamos à parte alguma", reagiu Vanessa Pappas, encarregada do braço americano do TikTok, em um vídeo publicado na rede social no sábado (1º), assegurando que o aplicativo permanecerá no país. Pappas prometeu criar 10.000 empregos nos Estados Unidos em três anos e acrescentou que a empresa está trabalhando para construir um aplicativo "mais seguro". 

Segundo Pompeu, redes como WeChat e TikTok "enviam diretamente dados (de seus usuários) ao Partido Comunista Chinês", inclusive "seu endereço, número de telefone, amigos e contatos".  "Durante muito tempo, os Estados Unidos disseram, 'bom, se nos divertimos ou se algumas empresas ganham dinheiro com isso, vamos tolerá-lo'", acrescentou. 

Mnuchin lembrou que o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS), a agência de seu ministério encarregada de verificar que os investimentos não representem riscos para a segurança nacional e que é presidido por ele, está avaliando o TikTok. 

Também disse que o TikTok simplesmente "não pode existir como até agora" porque "corre o risco de enviar (a China) informação sobre 100 milhões de americanos". O secretário afirmou ter falado com os líderes do Congresso, entre eles a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, e o máximo legislador democrata no Senado, Chuck Schumer, sobre o que fazer com a operação do TikTok nos Estados Unidos. "Estamos de acordo em que é preciso mudar. Forçar uma venda ou bloquear o aplicativo", destacou. 

O jornal The New York Times destacou, no sábado (1º), que a ByteDance, empresa matriz chinesa do TikTok, havia oferecido vender seu braço americano, enquanto vários veículos asseguraram que a Microsoft está em negociações avançadas para comprá-lo. Trump havia manifestado anteriormente sua oposição à compra do TikTok por uma empresa americana. O Wall Street Journal reportou no sábado que as negociações entre Microsoft e TikTok estavam estagnadas pelos comentários do presidente. 

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter