sanções

EUA sanciona banco russo Transkapitalbank e rede de oligarcas

Rede em torno no oligarca Konstantin Malofeev serviria para contornar as sanções contra Moscou

Banco russo Transkapitalbank Banco russo Transkapitalbank  - Foto: Reprodução/flickr

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (20), sanções contra o banco russo Transkapitalbank e uma rede em torno do oligarca Konstantin Malofeev, que serviria para contornar as sanções impostas a Moscou.

As medidas contra o Transkapitalbank estão destinadas a evitar que este estabelecimento privado tenha acesso às redes financeiras globais, proibindo que instituições e indivíduos americanos, ou aqueles com atividades nos Estados Unidos, façam transações com esse banco.

Segundo o Tesouro americano, o banco estabeleceu seu próprio sistema de transferências financeiras online e oferece acesso a bancos na China, Oriente Médio e outros lugares, para permitir pagamentos em dólares americanos, sem passar pelo sistema global Swift e evitando o sistema bancário americano.

O sistema do Transkapitalbank poderia permitir que outras instituições contornassem as sanções americanas impostas à Rússia, que ganharam intensidade desde que o exército russo invadiu a Ucrânia.

O Tesouro também incluiu na lista de sanções uma rede de aproximadamente 40 pessoas, incluído Malofeev, e entidades acusadas de facilitar que se evitem as sanções, assim como várias empresas russas envolvidas na mineração de criptomoedas.

Segundo o Departamento do Tesouro, Malofeev apoiou durante muito tempo, em nome do governo russo, os separatistas na Ucrânia e ajudou a sabotar a estabilidade e a democracia em vários países.

O Departamento de Estado dos EUA, por sua vez, proibiu a emissão de vistos para mais de 650 pessoas, a maioria russos, mas também bielorrussos e separatistas ucranianos.

Veja também

Moradores fecham pista da Av. Agamenon Magalhães após fio de alta tensão cair em rua da Zona Norte
Recife

Moradores fecham pista da Av. Agamenon após fio de alta tensão cair em rua da Zona Norte

Índia proíbe plásticos de uso único para combater o desperdício
Meio Ambiente

Índia proíbe plásticos de uso único para combater o desperdício