EUA terá 'interesse direto' na segurança da Ucrânia com acordo sobre minerais, diz Rubio
Segundo o secretário de Estado, "uma das coisas que garantem a prosperidade e a segurança da Ucrânia a longo prazo é um bom crescimento econômico"
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse nesta quarta-feira que um acordo sobre minerais daria a seu país um "interesse direto" em proteger a Ucrânia, embora não tenha prometido garantias formais de segurança.
"Eu não apresentaria isso como uma garantia de segurança, mas certamente, se os Estados Unidos tiverem um interesse econômico que gere receita para nosso povo e também para o povo ucraniano, teremos interesse em protegê-lo", disse Rubio a jornalistas durante uma parada para reabastecimento de combustível da Irlanda.
Leia também
• Imposto de Renda 2025: declaração pelo celular deverá ser feita pelo aplicativo da Receita Federal
• Potências ocidentais pressionam Rússia a responder à proposta de trégua com a Ucrânia
• Tarifas estadunidenses sobre aço e alumínio entram em vigor; China e UE anunciam medidas
"Sem dúvida, uma das coisas que garantem a prosperidade e a segurança da Ucrânia a longo prazo é um bom crescimento econômico e desenvolvimento", declarou.
Uma economia em crescimento "lhes dá enorme vantagem, poder e a capacidade de financiar suas próprias defesas", disse.
Em uma reunião na terça-feira entre representantes americanos e ucranianos em Jedá, Arábia Saudita, Kiev aceitou uma proposta de cessar-fogo de 30 dias.
Ambos os lados também decidiram assinar um acordo sobre minerais o mais rápido possível, concedendo aos Estados Unidos acesso aos recursos naturais da Ucrânia.