Eventos alteram trânsito do Recife neste fim de semana

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife montou esquemas especiais para acompanhar as programações

Parque SantanaParque Santana - Foto: Reprodução/Internet

Devido a eventos na Zona Norte e Centro do Recife neste fim de semana, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito. Cerca de 110 agentes foram escalados para acompanhar as programações que ocorrem no sábado (19) e domingo (20).

O Festival BB Seguros e Jazz anima o Parque Santana, no bairro de Casa Forte na Zona Norte da cidade no sábado. A operação ocorre das 8h à 0h. O estacionamento em frente ao parque será proibido e, a partir das 13h, se estende para a Rua Jorge Gomes de Sá, na imediação da Rua Dona Olegarina até a Rua Nestor Silva.

A depender da movimentação do público no local, a Rua Sant'Anna terá o sentido invertido, saindo da Rua Jorge Gomes de Sá em direção à Avenida Dezessete de Agosto. O condutor que segue na Avenida Dezessete de Agosto e deseja acessar o Parque Santana, deverá seguir em frente para a Rua Samuel de Farias e a Rua Jorge Gomes de Sá.

Leia também:
Ações do Recife são destacadas em evento da Unicef
Procuradoria entra com ação para que governo acione plano de incidentes com óleo
Espaço Ciência comemora 25 anos de atividade
 

Ainda na Zona Norte, parte da Avenida Parnamirim foi bloqueada neste sábado (19) para que a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realize a poda de árvores no local. De acordo com a CTTU, o trecho interditado está entre a Rua Tito Rosas e a Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti. Por isso, os motoristas que quiserem acessar a Rua do Futuro ou a Avenida Rui Barbosa devem fazer um desvio pela Rua Tito Rosas e pegar a Rua Muniz de Carvalho; agentes de trânsito estão no local fornecendo orientações. A mudança permanece até que a Emlurb finalize o serviço.

Também no sábado (19), a 7ª Corrida Eu Amo Recife, com saída as 18h, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife altera o trânsito. Para a viabilização da corrida, bloqueios e desvios serão montados pela CTTU, a partir das 17h30, com expectativa para serem encerradas as 20h30.

A corrida terá dois percursos, de 10km e 5km, ambos com início no Cais da Alfândega, no bairro do Recife. O trajeto mais longo segue pelo Cais do Apolo, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, Avenida Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Avenida Saturnino de Brito, Rua Capitão Temudo, retorno pelo Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória e encerramento na volta ao Cais da Alfândega.

Um bloqueio no cruzamento do Cais da Alfândega com a Ponte Maurício de Nassau será montado já a partir desta sexta-feira (18), às 20h. As demais interdições serão feitas no Largo do Cabanga, nas pontes Giratória, Princesa Isabel e do Limoeiro, e nos cruzamentos da Avenida Marquês de Olinda com a Rua Madre de Deus, da Avenida Cais do Apolo com as ruas Álvares Cabral, do Observatório, do Ocidente e Bione. A Rua Primavera, o trecho final da Avenida Militar e os cruzamentos da Rua Mário Melo com Rua da Aurora e Cais José Estelita com a Rua Bituri também serão bloqueados.

Uma vez que o acesso à Avenida Engenheiro José Estelita pelo Largo do Cabanga estará bloqueado, os condutores oriundos da Zona Sul devem seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o Centro. Quem vem pela Avenida Sul deverá seguir pela Praça Sérgio Loreto. Quem estiver na área central e desejar seguir para a Zona Sul poderá utilizar a Rua Imperial como rota.

Já no domingo (20), o Pedala UPE movimenta o bairro de Santo Amaro. Os participantes saem da Reitoria da UPE, na Avenida Governador Agamenon Magalhães, para acessar a Avenida João de Barros, Rua da Hora, Rua Quarenta e Oito, Avenida João de Barros, Rua dos Palmares, Avenida Mário Melo, Avenida Cruz Cabugá, Parque Treze de Maio, Cais da Alfândega e retorno pelo mesmo caminho. A operação terá início às 7h, com previsão de término às 13h. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com o percurso do público.

Ainda no domingo (20), na Avenida Boa Viagem recebe a 13ª Caminhada Sim à Vida. A operação começará às 14h, com previsão de término às 19h. O público sairá da Avenida Boa Viagem, na altura do Edifício Castelinho, até o 2º Jardim. Os desvios também serão itinerantes e feitos de acordo com a passagem do público pelas ruas Barão de Souza Leão e Antônio Falcão para acessar a Avenida Conselheiro Aguiar em direção ao bairro do Pina.

A Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão 24 horas monitorando o fluxo de veículos nos principais corredores viários da cidade.

Veja também

Celebração do Ano-novo na Times Square, em Nova York, será virtual
ANO NOVO

Celebração do Ano-novo na Times Square, em Nova York, será virtual

Manaus pode ter atingido 'imunidade de rebanho', aponta estudo
Coronavírus

Manaus pode ter atingido 'imunidade de rebanho', aponta estudo