Logo Folha de Pernambuco

Chile

Ex-bombeiro é preso como autor de incêndio que deixou 137 mortos no Chile

A prisão de Salazar se soma à de outro bombeiro e à de um funcionário florestal detidos em maio

Bandeira do ChileBandeira do Chile - Foto: Reprodução/Internet

Um ex-bombeiro foi preso nesta segunda-feira (9) no Chile, acusado de ser um dos autores do incêndio que deixou 137 mortos e milhares de casas destruídas em fevereiro, na cidade turística de Viña del Mar, informou a polícia.

Elías Salazar, 39 anos, foi voluntário dos Bombeiros e trabalhava no Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred).

"Ele é o autor material. No dia do incêndio, ele participa e também é o autor de um dos focos que iniciam" o sinistro, explicou Guillermo Gálvez, chefe da Polícia de Investigações da região de Valparaíso.

A prisão de Salazar se soma à de outro bombeiro e à de um funcionário florestal detidos em maio por envolvimento nos incêndios. Quanto às motivações dos suspeitos, Gálvez disse que era o desejo de "participar de emergências".

"Segundo o que ele manifesta, gosta de ser um herói, participando e ajudando em emergências."

O novo detido será apresentado ao tribunal nesta terça-feira, acusado de incêndio resultante em morte.

Em 2 de fevereiro, vários incêndios foram registrados nos arredores de Viña del Mar, a 110 km de Santiago. De acordo com as investigações, o fogo começou com focos simultâneos perto do lago Peñuelas, na região de Valparaíso, a 35 km de Viña del Mar. O calor e os ventos intensos daquele dia de verão propagaram rapidamente as chamas.

O incêndio resultou em 137 mortes e 16.000 desabrigados, segundo dados oficiais, tornando-se o segundo mais mortal do mundo neste século. Desde o início, autoridades locais sugeriram que se tratava de um ato intencional.

Veja também

Socorristas buscam criança desaparecida após deslizamento no Amazônas
Norte

Socorristas buscam criança desaparecida após deslizamento no Amazônas

Outubro Rosa: vamos falar sobre a prevenção do câncer em pets?
Folha Pet

Outubro Rosa: vamos falar sobre a prevenção do câncer em pets?

Newsletter