Exército Brasileiro

Exército Brasileiro inicia terceira edição do programa "Conheça O Seu Exército" no Recife

As atividades vão desta terça (5) até a sexta-feira (8) com objetivo de integrar a sociedade ao exército

Tenente Coronel Hereda conversando com os participantes Tenente Coronel Hereda conversando com os participantes  - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Nesta terça-feira (5), teve início o programa "Conheça O Seu Exército", que reúne uma série de atividades para apresentar e demonstrar as atribuições do Exército Brasileiro. A primeira manhã do evento aconteceu no quartel do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no bairro do Curado. A programação segue na tarde desta terça e vai até a sexta-feira (8).

Atividades de integração do Exército com a sociedade já aconteciam há alguns anos, mas essa é apenas a terceira edição com a formalização do evento "Conheça O Seu Exército", que é realizado em todos os comandos do território nacional. 

“O objetivo principal é integrar nossos diversos públicos sejam do meio acadêmico, profissionais da imprensa, influenciadores digitais, estudantes de nível médio ou superior. Ou seja, conectar a sociedade ao exército. E é interessante que haja uma mescla do público", disse Marcelo Guagliani, tenente coronel do setor de comunicação CMNE.

Tenente Coronel Guagliani. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Guagliani também comentou que o programa “Conheça o Seu Exército” serve para incentivar os participantes a seguirem a carreira militar: "Por mais que possa parecer pouco tempo, os quatro dias de atividades, mas esse despertar é um ganho muito grande.” 

A divulgação da abertura das inscrições do programa é feita através das redes sociais do Exército Brasileiro. A DJ Danielle Cassemiro, de 34 anos, estava por dentro das atividades desde o ano passado, porém só pôde participar neste ano. Ela sempre foi admiradora da carreira militar, mas não seguiu por paixão pela música e disse estar amando aprender sobre a vida de um militar. 

DJ Danielle Cassemiro. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A primeira manhã de atividades foi composta por atividades introdutórias. O primeiro tenente José, da 7° região militar, apresentou a palestra "Exército Brasileiro - Braço Forte, Mão Amiga", que abordou as áreas de atuação e a história da participação do exército em diversos períodos do Brasil, além de tirar dúvidas dos participantes sobre posições da hierarquia militar. 

Primeiro Tenente Anderson Santos contando a história da Batalha dos Guararapes. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O primeiro tenente Anderson Santos também participou das atividades matinais com maior foco na parte cultural. A partir de um cordel, ele contou a história da Batalha do Guararapes, que foi um confronto militar entre o Exército da Holanda e as tropas do Império Português. Segundo Anderson, essa disputa simboliza a origem vitoriosa do Exército Brasileiro. 

Veja também

Mulher é assassinada dentro de apartamento em Campo Grande
Feminicídio

Mulher é assassinada dentro de apartamento em Campo Grande

Chile e Bolívia concordam em enfrentar a crise migratória em sua fronteira
América do Sul

Chile e Bolívia concordam em enfrentar a crise migratória em sua fronteira