Exército faz evento com foco na comunicação
Semana de atividades do Exército terá participação do Diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo
A comunicação social é o foco de uma semana de atividades internas do Comando Militar do Nordeste (CMNE), que envolverá profissionais de mídia desta Força. Da próxima segunda até quinta-feira, o staff do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMEx) estará no Quartel General, que fica no bairro do Curado, no Recife, promovendo palestras e oficinas sobre planejamento, fotografia e filmagem. Na terça-feira, dia 19, a programação abre para a participação do Diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo. Convidado para proferir a palestra “A interação dos órgãos de mídia com o Exército”, José Américo foi o único civil convidado para falar aos militares.
“Ficamos extremamente honrados de sermos escolhidos. Farei uma apresentação do Grupo EQM, de início. Na sequência, ressaltarei as ações cívico-sociais do Exército brasileiro, como, por exemplo, a missão de paz do Haiti e ações de apoio e logística durante a greve dos caminhoneiros, entre outras. Destacarei ainda as múltiplas e positivas ações do Exército que a Folha de Pernambuco reverberou com responsabilidade nas suas diversas plataformas, como por exemplo, a desobstrução do canal do Fragoso, a construção de barragens, ação de hospital móvel”, comentou o Diretor Operacional.
Leia também:
[Fotos] Comando Militar do NE homenageia brasileiros que estavam em missão no Haiti
Solenidade no Comando Militar do Nordeste encerra Semana do Exército
O chefe de Comunicação do CMNE, coronel Marcos Antônio, explicou que o evento faz parte da visita de orientação técnica do órgão superior de comunicação de Brasília, que aporta a cada dois anos nas unidades pelo País. “O CCOMEx faz a visita, chama militares da área que trabalham na comunicação social e vai ensinar, atualizar, nivelar conhecimento e uniformizar procedimentos. Ou seja, eles vão transmitir conhecimento, mas também ouvir dificuldades, o que temos de possibilidades, o que temos de equipamento e pessoal”, explicou.
A atualização de técnica e linguagens em comunicação tem sido um tema frequente do CMNE, que em março realizou um simpósio acadêmico. O encontro reuniu integrantes das organizações militares que integram o CMNE, jornalistas, estudantes e profissionais da área. O coronel Marcos Antônio contou que uma das novidades da comunicação da instituição com a população foi a autorização para que o CMNE administrasse páginas nas redes sociais Facebook e YouTube, canais até então não utilizados no nível regional. “Isso muda bastante a ideia que se tinha antes em relação à mídia social. É algo bem recente ainda, mas um exemplo [de compreensão] dessas novas tecnologias e uma nova visão de comunicação”, comentou.
Segundo ele, as novas mídias aproximam o cidadão das ações do Exército, uma vez que permitem uma interação. “Servem como um termômetro. Não que a gente vá mudar toda uma concepção de trabalho do Exército, mas vamos passar a saber o que aquele determinado nicho que está nos acompanhando na página está dizendo”, apontou.
Veja também

Economia dos EUA
Democratas e republicanos levam EUA a dívida recorde
