Logo Folha de Pernambuco
mundo

Explosão de granada no centro de Bogotá deixa três mortos e nove feridos; veja vídeos

Mesma região sofreu ataque semelhante há algumas semanas; autoridades atribuem violência à guerra entre grupos de traficantes

Polícia cerca o local onde foi detonada uma bomba, na região central da capital colombiana Polícia cerca o local onde foi detonada uma bomba, na região central da capital colombiana  - Foto: Reprodução / redes sociais

A explosão de uma granada em pleno centro de Bogotá deixou, na noite dessa quarta-feira, três mortos e nove feridos, informou o prefeito da capital colombiana, que há algumas semanas foi cenário de um ataque semelhante na mesma região.

"Esta noite, um novo artefato explosivo foi lançado contra uma aglomeração de pessoas na Calle 3 com Carrera 10, deixando, lamentavelmente, 3 mortos e, pelo menos, 9 feridos", afirmou o prefeito Carlos Fernando Galán em uma publicação no X, na quinta-feira pouco antes da meia-noite (hora local). Vídeos nas redes sociais mostram cenas após o ataque.

A explosão, registrada no bairro San Bernardo, foi causada por uma granada, confirmou o general Giovanni Cristancho, comandante da polícia de Bogotá, em declarações à imprensa perto do local do incidente.

O ataque é resultado de "uma confrontação entre dois grupos criminosos organizados" locais, que disputam a região, os chamados "Los Venecos" e "Los Costeños", acrescentou o general.

 

Esse bairro central da capital, ainda conhecido por ser uma tradicional área de fabricação de móveis, transformou-se nos últimos anos em um ponto de microtráfico e consumo de drogas, onde se reúnem grandes aglomerações de pessoas em situação de rua e usuários de drogas.

Para o prefeito Galán, que busca a "recuperação" da região, a explosão é uma "reação de grupos criminosos que tentam sobreviver ao cerco" da polícia, à qual solicitou "intensificar a pressão sobre as quadrilhas que operam ali (...) para capturar seus líderes".

Apenas três semanas atrás, um morador de rua morreu e outras sete pessoas ficaram feridas em outra explosão de granada no mesmo bairro.

Veja também

Newsletter