Covid-19

Fabricante de chips Nvidia desenvolve inteligência artificial que prevê novas variantes da covid-19

Sistema foi capaz de prever variantes que circularam recentemente no mundo real com base apenas em informações biológicas do vírus no primeiro ano de pandemia

Inteligência Artificial prevê os tipos de mutações genéticas presentes em cepas recentes de covidInteligência Artificial prevê os tipos de mutações genéticas presentes em cepas recentes de covid - Foto: Divulgação/ Nvidia

A gigante americana Nvidia, fabricante de chips gráficos, desenvolveu um modelo de linguagem de Inteligência Artificial capaz de prever as mutações do vírus da covid-19. 

Chamado GenSLMs, a IA foi treinada a partir de um conjunto de dados de sequências de nucleotídeos, os blocos base que formam o RNA encontrados nas variantes do vírus.

Quando os pesquisadores do Argonne National Laboratory, da NVIDIA, e da Universidade de Chicago analisaram as sequências de nucleotídeos geradas pelos GenSLMs, eles descobriram que as características específicas das sequências geradas por IA correspondiam a variantes do vírus encontradas no mundo real.

As variantes visualizadas prevaleceram neste ano. Ou seja, mesmo que a IA só tenha sido treinada com genomas de vírus do primeiro ano da pandemia, ela foi capaz de encontrar variantes novas.

— A capacidade da IA de prever os tipos de mutações genéticas presentes em cepas recentes de covid– apesar de ter visto apenas as variantes Alfa e Beta durante o treinamento – é uma forte validação de suas capacidades — disse Arvind Ramanathan, pesquisador principal do projeto e biólogo computacional em Argonne.

A Inteligência Artificial foi treinada com mais de 110 milhões de sequências de genoma procariótico e ajustada com um conjunto de dados global de cerca de 1,5 milhão de sequências virais de covid. Segundo a empresa, no futuro, o modelo poderá ser ajustado para uso em genomas de outros vírus e bactérias, permitindo novas possibilidades de investigação biológica.

Veja também

Obra causa mudança no trânsito do bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife
Recife

Obra causa mudança no trânsito do bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife

Fundação buscará com IA crianças adotadas irregularmente durante a ditadura no Chile
Crianças adotadas

Fundação buscará com IA crianças adotadas irregularmente durante a ditadura no Chile